Curtas Regressam a Vila do Conde em Julho

curtas_vilacondeDecorre entre 4 e 12 de julho a 23ª edição do Curtas Vila do Conde. Este ano, o destaque vai desde logo para a antestreia nacional de As Mil e Uma Noites, com a presença do realizador Miguel Gomes. O filme, dividido em três volumes, que estreou com grande sucesso na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, apresenta o Portugal contemporâneo, analisando o período de crise através de episódios de ficção resgatados nas notícias.

Outro dos pontos altos do festival, que anima o Teatro Municipal, é a secção Stereo, que conta uma vez mais com filmes-concerto tocados ao vivo. Ao todo, serão apresentados cinco, entre os quais um projeto inédito de Bill Morrison, que recolhe imagens do cinema mudo português, remontando-as numa visão contemporânea. O som, esse estará a cargo dos Lambchop, banda de Nashville, conhecida pelo seu country-rock alternativo.

As sessões de retrospetiva In Focus serão dedicadas a Quentin Dupieux, cineasta francês conhecido pelo alter-ego Mr. Oizo enquanto DJ. Realité, Wrong, Wrong Cops e Rubber fazem parte do programa.

No âmbito do Campus, projeto desenvolvido com escolas da região Norte, o festival apresentará três filmes realizados por Lois Patiño, Sandro Aguilar e Manuel Mozos. A destacar ainda duas produções criadas a partir de residências artísticas na Solar – Galeria de Arte Cinemática: Vila do Conde Espraiada, de Miguel Clara Vasconcelos e Nossa Senhora da Apresentação, de Abi Feijó, Alice Guimarães, Laura Gonçalves e Daniela Duarte.

E é na Solar – Galeria de Arte Cinemática que vão encontrar-se Ben Rivers e Bem Russell, na exposição cinemática Ruins/Rites/Runes, que será complementada por uma sessão de cinema apresentada por ambas.

De volta estão as competições, a saber Internacional, Nacional, Experimental, Vídeos Musicais, Take One! e Curtinhas. As duas últimas terão também espaços de formação dedicados a diversos públicos. Patrocinado pelo Mar Shopping, o Curtinhas abrirá com a pré-estreia da animação A Ovelha Choné.

O Curtas Vila do Conde conta com o apoio de, entre outros, Câmara Municipal de Vila do Conde, da Secretaria de Estado da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e do programa MEDIA/Europa Criativa.

Texto de Alexandra Gil

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.