Culturgest Do Porto Apresenta Formulações de Florian Hecker

image004 (1)A Culturgest, no Porto, recebe até 19 de dezembro a exposição Formulações, do artista alemão Florian Hecker, com curadoria de Miguel Wandschneider.

Florian Hecker (Augsburgo, Alemanha, 1975) trabalha fundamentalmente com som sintético, explorando desenvolvimentos específicos na composição musical da modernidade do pós-guerra, na música eletroacústica, assim como em disciplinas não-musicais, em particular na psicoacústica, área de investigação da relação entre as propriedades físicas do som e as sensações auditivas.

Há alguns anos que a exposição é o formato que mais interessa ao artista. A disposição e conjugação de diferentes fontes sonoras num espaço com características específicas permite-lhe expandir o seu campo de possibilidades ao nível compositivo, assim como amplificar a experiência sensorial, e o referido hiato fenomenológico, em função de variáveis como o movimento e a posição do espectador no espaço ou o modo individualizado como direciona a sua atenção.

Nesta exposição, a mais extensa e complexa apresentação do trabalho de Florian Hecker em formato expositivo, o artista construiu meticulosamente uma sequência, ou melhor dizendo, uma constelação de treze peças sonoras, realizadas entre 2006 e 2015, que reverte numa complexa dramatização de objetos sónicos e acontecimentos acústicos, em estreita relação com a arquitetura da galeria de exposições da Culturgest no Porto.

No sábado, dia 7 de novembro, às 16h00 haverá uma conversa entre Florian Hecker e Robin Mackay.

A exposição Formulações pode ser visitada de segunda a sábado entre as 12h30 e as 18h30.

Texto de Sandra Mesquita

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.