CTT Lança Conversas de Café

conversas_cafe_ctt-001Conversas de Café é o mais recente livro de Fátima Moura, e que contou com a colaboração do fotógrafo Mario Cerdeira. Por aqui contam-se histórias da produção do café, percorrendo as suas origens em algumas ex-colónias portuguesas como Timor, Angola, Brasil e São Tomé.

Esta é a oportunidade do leitor se deixar conduzir através da História recente de Portugal e do seu papel importante na relação com o café, uma vez que fomos grandes produtores.

Mas neste livro, o presente é também uma realidade, pois Portugal é ainda um grande investigador na área do café, sendo um exemplo a nível mundial na torrefacção do mesmo.

O Café é a segunda mais importante commodity transacionada no mundo (logo depois do petróleo). É também uma matéria-prima à qual os portugueses estiveram e estão muito ligados. Não só pela produção nas suas antigas colónias, mas também, e sobretudo, pela alta qualidade da investigação científica feita pelo Instituto de Investigação Científica Tropical em torno desta semente. Foi o IICT que desenvolveu estirpes de café resistentes a doenças e que estão hoje espalhadas por todo o mundo.

Portugal, apesar das suas minúsculas dimensões e situado fora da cintura tropical, tornou-se, a partir do século XVIII e ao longo de mais dois séculos, um grande produtor de café por obra das suas diversas colónias: no Brasil, o ouro verde surgiu ainda em Setecentos como o recurso possível quando as minas de ouro secaram; a riqueza do café em São Tomé e Príncipe só foi ultrapassada pela do cacau, ao qual cedeu o passo depois de ter feito e desfeito fortunas; na década de 1970, Angola fez do nosso país o quarto maior produtor de café do mundo.

Em Conversas de Café, Fátima Moura percorre as principais etapas desta maravilhosa história do café: as suas origens, o importante papel do IICT, a história da produção de café em algumas das ex-colónias portuguesas e o café como produto de grande consumo, que atravessa horizontalmente toda a sociedade.

 

This slideshow requires JavaScript.

Conversas de Café é uma edição do Clube do Colecionador dos Correios, apresentando a chancela dos CTT. Tem uma tiragem de 3700 exemplares numerados contendo quatro selos e um bloco da emissão O Café de 2014, e está à venda por 39 euros.

Por Teresa Leal (Texto e Fotos)

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.