Crulic, o Caminho para o Além foi o vencedor da MONSTRA 2013

CrulicPosterCrulic, o Caminho para o Além, da realizadora romena Anca Damian foi o filme vencedor da MONSTRA 2013, festival de animação de Lisboa que decorreu entre os dias 7 e 17 de março. O filme retrata a vida de um jovem romeno chamado Crulic que morreu numa prisão polaca a fazer greve de fome. De realçar neste filme de animação a utilização de várias técnicas nomeadamente o stopmotion, a colagem e os recortes.

Na competição portuguesa, o Prémio de Melhor Curta Portuguesa, da Competição SPAutores / Vasco Granja foi entregue a Kali, o Pequeno Vampiro, realizado por Regina Pessoa. Quanto ao Prémio do Público, foi atribuído a Joana Bartolomeu com o filme M.

Já na competição internacional, o Prémio do Público foi arrecadado por O Apóstolo, do espanhol Fernando Cortizo, que também levou para casa o prémio de Melhor Banda Sonora. Foi também atribuído o prémio para Melhor Filme para Infância e Juventude a Le Tableau. O Prémio Especial do Júri foi para o filme Aprovado Para Adopção.

Houve ainda lugar a Menções Honrosas atribuídas pelo júri e arrecadadas pelo filme japonês From Up On Poppy Hill e por Walter Tournier, realizador do filme Selkirk, o Verdadeiro Robinson Crusoe.

O Apóstolo

A categoria de Curtíssimas, trouxe como vencedores Corpo Body Corps Körper Corpus, de Vanessa Namora Caeiro (Competição Nacional) e Preso no Tempo, do iraniano Naghmeh Farzaneh (Internacional). Nesta categoria também houve Menções Honrosas atribuídas a Bonnie, de Masanori Okamoto (Japão), Eros de Vaiana Gauthier, (França) e Radio Cartaz, de Sam (Espanha).

O Castigo de Nelson Fernandes recebeu o Prémio FNAC, atribuído na competição de filmes de estudantes portugueses. Na competição internacional, destacou-se o filme Oh Sheep de Gottfried Mentor que, além do Prémio FNAC também recebeu o Prémio do Público.

De realçar ainda o Prémio de Apoio à Produção,  criado nesta 12.ª edição, atribuído ao filme Os Prisioneiros, de Margarida Madeira.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.