Cristina Vale Estreia-se Na Ficção Com Conjura

Histórias da nossa História, um intenso trabalho de pesquisa, investigação e documentação e anos de escrita, deram origem ao livro Conjura ou os Mistérios do Reinado de D. João II’ da autoria de Cristina Vale, editado pelo Clube de Autor.

Conjura revela a história que desvenda os segredos de um reinado determinante no destino de Portugal. Uma corte dominada pela ambição e medo, onde a conjura está sempre á espreita.
A viagem da rainha D. Leonor de Lencastre entre Lisboa e a Aldeia Galega, concelho de Alenquer, no outono da sua vida, dura dois dias. Mas o percurso que acompanha a trajetória da vida da mulher do rei D. João II dura 60 anos. Recorrendo ao desfiar de memórias da rainha e de outras personagens que se movimentavam na corte portuguesa durante o século XV, assistimos a episódios trágicos, agravos, paixões, ódios, vinganças, artimanhas de bastidores. É toda a política real, centralizadora de poder a nível interno, e de expansão marítima a nível internacional, que se mostra de forma crua.
A forte e intrépida personalidade do rei desencadeia emoções contraditórias e maquinações perigosas, como a tentativa do seu envenenamento, que leva a “Casa Beja” (a própria rainha D. Leonor, e o irmão Manuel, futuro rei, sua mãe D. Beatriz e D. Isabel, viúva do duque de Bragança, executado pelo rei) a conspirar contra D. João II e a conceber planos maquiavélicos para o eliminar.
As personalidades que gravitam à volta do rei vangloriam-se, arrependem-se ou questionam a sua intervenção na morte do rei, mas a verdade dos acontecimentos é uma chave bem guardada. Os segredos da conjura são aminhos insuspeitos de um reinado marcada pela glória e pela ignomínia.
E o mistério persiste: “Quem matou o Príncipe Perfeito?

Um livro rico em pormenores, numa preocupação evidente com os factos históricos e com o rigor da narrativa, marca a estreia de Cristina Vale no romance.

O livro tem 360 páginas e um preço de venda recomendado de 16 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.