Criatividade Ao Serviço Da Gastronomia Portuguesa Na Nova Carta Do Populi

Reportagem de Tânia Fernandes

Populi

O restaurante Populi, no Terreiro do Paço, em Lisboa, apresentou os novos pratos. Uma carta que o genovês Chefe Giorgio Damasio diz ter sido “pensada para ser o mais possível portuguesa”.

Populi
Populi

Estamos na mais conhecida sala de visitas da cidade. Junto ao Tejo e debaixo das salas onde se fazem contas às finanças portuguesas, podem-se degustar pratos que combinam a nossa cozinha com a riqueza gastronómica Mediterrânica.

De entrada, desta nova carta do Populi, tivemos oportunidade de saborear o Mil folhas de carpaccio de novilho (8 euros), apresentado numa tábua de madeira, envolvido em rúcula com creme parmesão e chips de cherovias. Delicioso!

Seguiu-se o prato de peixe, um Risotto de bacalhau (15,50 euros), saboroso, bem ligado, com a particularidade de não recorrer ao habitual parmesão para lhe dar cremosidade. Acresce o travo doce da cereja confitada que se intercala com a azeitona.

O Lombo de porco (16,60 euros) é temperado à moda português: alho, louro e foi cozinhado lentamente a baixa temperatura. É servido sobre uma cama de espinafres. A massa que acompanha, taglioni verde, é feita dentro de portas e aqui compreendemos a riqueza desta casa, que junta o melhor dos sabores a técnica de uma gastronomia de qualidade.

Outras novidades da carta são o Peito de Frango recheado com nozes, espinafres e farinheira de Barrancos, legumes assados em azeite de alecrim  (14,50 euros) e o Hambúrguer Populi 100% novilho (12,80 euros), agora em bolo do caco com bacon e mozzarella de búfala D.O.P.

De sobremesa é servido um Fondant de chocolate branco (5,50 euros). Esta escolha é, para  Giorgio Damasio, “um clássico, muito na moda e também um grande sucesso da carta”. Sendo o chocolate branco muito doce, encontramos um coração de framboesa no interior do fondant que vem equilibrar.

Em estreia, estão também o Cheesecake e geleia de lima (6,50 euros), Sopa de melão, semifrio ao Porto e dentele de amêndoa (7 euros) e um Capuccino de côco e café (6,50 euros).

Criatividade, sabores intensos mas também uma âncora naqueles que são os nossos paladares mais familiares é o que pode encontrar no Populi, este verão.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.