Criações De Leonardo Da Vinci Para Ver Na Cordoaria Nacional Em Lisboa

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Se é fã do génio de Leonardo da Vinci então não pode deixar de passar na Cordoaria Nacional, em Lisboa, até dia 29 de abril, para ver algumas das suas criações.

A mostra Leonardo da Vinci – O Inventor (1452-1519) apresenta algumas réplicas de máquinas criadas por Da Vinci, tal como réplicas da La Gioconda ou Mona Lisa, Última Ceia e desenhos do Códice Madrid, que se encontra na Biblioteca Nacional de Espanha, para além de um documentário em inglês sobre o artista italiano.

As boas vindas ao visitante são dadas por um “Leonardo Da Vinci” logo no piso inferior em tamanho natural e vestido à época, e é ele que nos encaminha para a galeria instalada no piso superior e onde podemos conhecer ou rever algumas das criações do mestre.

A mostra está organizada por secções: o Inventor, o Engenheiro, o Artista, mas também são abordadas outras áreas de Leonardo: anatomista, arquiteto, botânico, cientista, escultor, matemático, músico, pintor, poeta.

Entre as réplicas de máquinas presentes os visitantes podem ver, e até interagir com alguns como: a Asa Articulada, Asas Batentes, o Barco de Pás, o Carro Blindado, a Catapulta, o Contrapeso de Torno e Roldanas, a Grua-Torre, o Levantador de Colunas, a
Máquina de Esticar, o Paraquedas, o Velocípede, entre outros.

Destaque para várias imagens da Mona Lisa, de análise cromática e para a reprodução do Ecce Homo em tamanho real, com o qual é possível tirar fotografias e interagir.

De salientar que todas estas peças são réplicas dos originais e que algumas delas é a primeira vez que estão em exposição no nosso país.

A mostra Leonardo da Vinci – O Inventor pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados, domingos e feriados das 10h00 às 20h00.

Os bilhetes estão à venda no local e custam 11 euros para os adultos, 8 euros para crianças dos 3 aos 11 anos, 9 euros para maiores de 65 anos, e o Bilhete Família (2 adultos + 3 crianças até aos 11 anos, inclusive) custa 30 euros.