Cortiça nacional em destaque na Bienal de Design de Istambul

Objetos design CortiçaAbriu as portas, no início de novembro, a Bienal de Design de Istambul. Organizada pela Fundação para a Arte e Cultura de Istambul (iKSV), esta segunda edição da Bienal decorre durante seis semanas e assume-se como uma plataforma privilegiada para repensar o papel do design na sociedade atual.

“The Future is not what it used to be” é o mote desta Bienal de Design que, sob a curadoria da britânica Zöe Ryan, tem patentes no espaço principal do evento – a Greek Primary School – 53 trabalhos de criativos de mais de 20 países, de todos os continentes, dispostos nos cinco andares do edifício, uma área de aproximadamente 2.300 m2. Imaginar novas possibilidades de transformar o presente, projetar a reflexão sobre o papel do design, a sua relação com a sociedade e a capacidade de ser um agente de mudança, lançando ideias e sugestões de novos caminhos para o futuro são algumas das abordagens desta iniciativa

A presença da cortiça nacional no evento foi viabilizada pela parceria com a Corticeira Amorim, com projeto do estúdio de arquitetura Superpool. Há uma área de exposição que é amplamente dinamizada pela presença da cortiça, um material que se desdobra nos diferentes espaços em inúmeros objetos, assumindo particular destaque nos candeeiros e no mobiliário da Bienal.

A Superpool é um Estúdio internacional de arquitetura, sediado em Istambul, na Turquia e fundado em 2006 por dois sócios, Selva Gürdo?an e Gregers Tang Thomsen. A criação de um conjunto de soluções de design recorrendo á cortiça, revelou-se muito interessante como referiu Gregers Tang Thomsen “De outra forma não seriam exequíveis. Como material que imediatamente transmite a sensação de calor e de personalidade e, em simultâneo, tecnologicamente avançado, a cortiça enquadra-se perfeitamente no tema da Bienal”.

Deniz Ova, Diretora da Bienal, destaca em comunicado de imprensa a relevância da seleção do material: “Esta é a primeira vez que a cortiça é apresentada na Turquia como material de design e estamos muito satisfeitos com os resultados. A atmosfera quente e acolhedora criada pela cortiça é vivenciada por todos os visitantes, transmitindo-lhes imediatamente uma sensação de conforto.”

Adicionalmente à exposição, a escola primária grega Galata será ainda, até 14 de dezembro, palco de diferentes eventos para os amantes de design, incluindo painéis, debates/palestras, workshops, projeção de cinema e vários outros eventos. Assim, ao longo de seis semanas será apresentado o Kontraakt team’s broadcast programming, que inclui uma emissão de rádio semanal, que será realizada às terças-feiras, Q&A e painéis às quartas-feiras, exibições de filmes às quintas-feiras, programas para crianças e jovens todos os dias.

Texto de Tânia Fernandes
Foto de António Silva

 

Artigo anteriorO Ritmo da Dança Urbana de regresso com os Tap Factory
Próximo artigoTopázio festeja 140 anos com 14 peças de criadores de áreas distintas

Leave a Reply