Cordoaria Nacional em Lisboa recebe duas novas exposições de fotografia

A partir de amanhã (20 de outubro) os visitantes do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional em Lisboa poderão apreciar duas exposições de fotografia acolhidas pela Câmara Municipal de Lisboa e organizadas pela Estação Imagem em parceria com a Câmara Municipal de Mora, são elas a exposição Prémio de Fotojornalismo 2012 Estação Imagem|Mora e Cultura Magra de Paulo Alegria.

Esta é a terceira edição do Estação Imagem|Mora que é uma associação sem fins lucrativos e que tem por objetivo estudar, debater e divulgar todos os aspetos ligados à imagem com particular incidência na fotografia. Atribui também uma bolsa para apoiar a realização de um projeto fotográfico sobre a região do Alentejo sendo esta entidade em Portugal a atribuir um prémio anual de fotojornalismo. Este ano, o Prémio Estação Imagem|Mora 2012 foi atribuído a António Pedrosa pela reportagem Iraquianos, sobre a vida de uma comunidade de cento e vinte pessoas de etnia cigana, do Bairro do Iraque, na vila transmontana de Carrazeda de Ansiães.

Cultura Magra de Paulo Alegria é o resultado do trabalho desenvolvido para a Bolsa 2011 Estação Imagem|Mora, realizado durante os anos de 2011 e 2012. Segundo o fotógrafo em março de 2012, “Nos meses que passei no concelho de Mora, confrontei-me com algumas associações perdidas no esquecimento, e ouvi histórias de outras já desaparecidas, mas também tive o prazer de presenciar os primeiros passos de uma associação desportiva e o nascimento de um grupo cultural. O associativismo é vida no concelho; é magro, mas está bem de saúde.”

A inauguração acontece hoje (19 de outubro) às 19h00 e ficará patente ao público até ao dia 20 de dezembro de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 19h00.

 Texto de Joana Resende

 

 

Artigo anteriorBertrand publica A Livreira Anarquista
Próximo artigoMusical Viagem Pelo Corpo Humano em cena no Teatro Tivoli em Lisboa

Leave a Reply