Conhecer Pessoa Através Da Sua Poesia E Dos Lugares Por Que Passou

No próximo domingo, dia 22 de maio, data em que se assinala o Dia do Autor Português, a COOLture Tours – História Com Vida traz de regresso Fernando Pessoa com a visita encenada “À Procura de Pessoa em Lisboa”. 

Destinada a famílias com crianças (com mais de 5 anos), “a Coolture Tours propõe uma introdução à obra de Fernando Pessoa, contada de uma forma cativante, estimulante e divertida para miúdos e graúdos”.

O passeio vai ter início no Largo de São Carlos, às 10h00 e às 15h00 (na tour da tarde), frente ao edifício onde Fernando Pessoa nasceu, continua pelo Chiado e Baixa, e termina no Terreiro do Paço, na esquina do Martinho da Arcada. O ponto de encontro é às 9h45 e às 14h45.

Ao longo da visita, para além de apontamentos sobre a história de Lisboa e a vida do Autor, serão declamados versos da sua Poesia, desde o primeiro poema escrito por Fernando Pessoa aos 7 anos de idade, dedicado à sua Mãe, ao “Sino da minha Aldeia”, às “Canções para acordar crianças (poemas para Lili)”. E ainda articular com os mais novos a aproximação dos principais heterónimos de Pessoa, aos afetos. “Os heterónimos podem parecer complicados de explicar aos mais novos, mas se os associarmos aos afetos que as crianças conhecem, acredito que facilita. Não se espantem, por isso, se, – ao longo do passeio – aparecer um Álvaro de Campos acelerado, um Ricardo Reis esotérico ou um “Guardador de Rebanhos” – explica Felisa Pérez, responsável pelo projeto.

As encarnações de Fernando Pessoa são da responsabilidade de Martim Galamba e Tomás Curveira Santos.

As visita-passeio, com duração de 1h30, têm um custo de 12,50 euros por criança e 15 euros por adulto, sendo necessária reserva prévia.

As famílias devem trazer: mochila contendo garrafa de água, uma peça de fruta, um bloco e lápis para apontamentos.

Todas as informações podem ser vistas aqui, e as inscrições podem ser feitas pelos contatos: info@coolturetours.com | (+351) 96 332 93 21.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.