Concurso o Melhor Arroz de Portugal Está de Volta

Selo_MAdP_2015

A 3ª edição do concurso Melhor Arroz de Portugal está de volta, numa prova nacional de pratos de arroz, promovido pela Unilever Food Solutions.

Com mais de 1500 restaurantes aderentes no concurso realizado em 2014, esta iniciativa pretende dar mais um impulso ao setor da restauração, aproximando os portugueses a tão conhecidos e apreciados pratos como o arroz de pato e arroz de marisco, não fosse aliás Portugal o maior consumidor europeu de arroz.

Até ao dia 3 de maio, os restaurantes que pretendem participar no concurso, colocam as suas receitas de pratos confeccionados com arroz numa área exclusiva do site da Unilever Food Solutions, e ficam imediatamente sujeitos à votação dos consumidores, que podem votar no seu prato/restaurante favorito no Facebook.

A partir desta votação, resulta o apuramento do restaurante mais popular de cada distrito e regiões autónomas, num total de 20 semifinalistas (7 do norte, 6 do centro, 7 sul), a divulgar no dia 5 de maio. Os finalistas serão 9, sendo 3 de cada distrito, e dos 9 são eleitos três.

“Esta é grande novidade do concurso deste ano, que pretende assim reforçar a sua componente regional, atraindo os restaurantes e o envolvimento das populações locais na promoção da melhor gastronomia de cada região do país.”, explicou Cristina Ferreira do Marketing da Unilever Food Solutions, aquando o lançamento do concurso.

Como incentivo adicional, e nesta primeira fase de votação, haverá lugar a um sorteio de prémios semanais no valor de 120 euros, sendo ainda doados pela Unilever Food Solutions 100 gramas de arroz por cada voto, à Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

A grande final do concurso integrará provas culinárias por um júri constituído por dois Chefes das Equipas Olímpicas de Culinária e um da Unilever Food Solutions. As semifinais decorrem nos dias 12, 14 e 15 de maio, onde serão apurados nove finalistas, com o vencedor a ser anunciado no dia 18 de maio.

O vencedor ganha 3000 euros, o 2º 1000 euros e o 3º classificado 800 euros. Do quarto ao nono classificado o prémio é de 475 euros. Estes valores acrescem a outros prémios já atribuídos nas outras etapas.

Além dos restaurantes participantes, também os votantes se habilitam a ganhar prémios ao votar na sua receita preferida no Facebook.

Em 2014 o vencedor do Melhor Arroz de Portugal foi o restaurante A Estrela da Mó, de Vila Nova de Poiares com um Arroz de Cogumelos com Coelho Campestre.

Texto de Marta Plácido
Fotos de Elsa Furtado

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.