Competição de Saltos Para a Água da Red Bull Volta aos Açores

cliff_diveA Red Bull Cliff Diving World Series está de volta ao ilhéu de Vila Franca do Campo (junto à ilha de São Miguel), dia 18 de julho. Disputada ao longo de oito etapas a competição promete muita emoção e saltos espetaculares. Pela primeira vez, o circuito terá também competição feminina.

A competição, que passa pela querta vez por Portugal,  começará em fevereiro com a realização de provas de qualificação, e arranca com o circuito oficial no dia 25 de abril, em Cartagena, Colômbia. As outras etapas serão disputadas em lugares como La Rochelle, França – onde em 2013 foi registado um recorde de 70 mil espectadores – Mostar, Bósnia Herzegovina – onde a prática do cliff diving é feita a partir de uma ponte – ou Polignano a Mare, Itália – onde os participantes saltarão a partir da varanda de uma casa. A competição termina a 26 de setembro em Bilbao, Espanha.

A Red Bull Cliff Diving World Series assinala sete anos de vida e 50 etapas à volta do mundo em 2015. A modalidade, que nasceu há mais de 200 anos no Hawai, é hoje praticada em todo o mundo.

A competição contará com lendas da modalidade como Orlando Duque e Gary Hunt, campeão em título e obedece a regras semelhantes aos saltos para a água olímpicos, sendo que a plataforma está montada a 27 metros (20 para o quadro feminino). A avaliação dos saltos será assegurada por um júri internacional de cinco elementos.

Texto de Pedro Nascimento

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.