Companhia Finlandesa WHS Apresenta Lähtö Em Portugal

O espetáculo da companhia finlandesa WHS, Lähtö é apresentado hoje dia 21 de março, às 21h30, no Teatro Viriato, em Viseu; no dia 23 de março, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães; e no dia 29 de março, no Centro de Arte, em Ovar.

O espetáculo, que cruza ilusionismo, novo circo, ilusões de ótica e dança, inspira-se no trabalho das ilusões de palco dos mágicos do século XIX e decorre numa atmosfera misteriosa construída a partir de paisagens sonoras ribombantes e de projeções que criam ilusões e delírios, sendo difícil distinguir o que é real ou mera miragem.

Lähtö, que significa partida em português, apresenta um casal afastado um do outro, que flutua entre imagens e ilusões oníricas. Confusos, permanecem em palco, rodeados de roupas que parecem ganhar vida própria. A ideia de partida manifesta-se de forma cíclica, num jogo de proximidade e afastamento dos corpos e do pensamento, criando um enredo em que humor e tragédia, em tom absurdo, vão alternando. Sem texto ou diálogos, a narrativa da peça é entregue pelo movimento dos corpos dos intérpretes em quadros de grande impacto dramático, permitindo ao espectador criar a sua própria história e transformando o espetáculo numa viagem pessoal.

A direção artística está a cargo do criador, inventor, mágico e investigador Kalle Nio. “O seu trabalho baseia-se na convergência de múltiplas expressões artísticas, entre elas as performances coreografadas e instalações cinematográficas, gerando um diálogo constante entre a magia, as artes visuais, a dança e a tecnologia, entre o real e a ilusão, como ponto de partida para explorar a figura e as relações humanas. As suas inovações na área da magia e do design de projeção têm sido premiadas tanto na Finlândia como a nível internacional e deram origem a diversas exposições”.

O espetáculo já foi apresentado em mais de 30 países e chega agora a estas três cidades portuguesas.

Lähtö / Partida é recomendado para maiores de 12 anos. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e nas bilheteiras das respetivas salas. O preço do bilhete varia entre os 5 a 15 euros, em função do lugar e da sala.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.