Companhia Cepa Torta Em Digressão Com O Barão

O espetáculo Estudos sobre o Desejo – Tomo I – O Barão, da Companhia Cepa Torta, apresenta-se nas Caldas da Rainha e no Porto, em setembro e outubro respetivamente.

A peça, com adaptação, dramaturgia e encenação de Miguel Maia, a partir de textos como O Barão, de Branquinho da Fonseca; As Portas da Percepção de Aldous Huxley, O Olho de George Bataille, entre outros, conta com interpretação e co-criação de Inês Garrido, Isac Graça, Rita Marques e Telmo Mendes.

Estudos Sobre o Desejo é um conjunto de espectáculos que abordam um conceito que é fulcral na criação artística – o do desejo enquanto força motriz de qualquer acto consciente ou inconsciente de criação. Neste primeiro Tomo, trabalhamos o conto O Barão. Trata-se de um conto (ou, para alguns, uma novela) de Branquinho da Fonseca, publicado pela primeira vez em 1942, que tem como pano de fundo uma remota aldeia portuguesa, e que facilmente relacionamos com o Portugal fechado e enegrecido do antigo regime. A história, narrada na primeira pessoa por um inspetor da escola primária em visita de trabalho à aldeia, relata o estranho encontro deste com o Barão, destacado habitante de personalidade excêntrica e de reputação tanto temida como respeitada.

A peça conta com adaptação, dramaturgia e encenação de Miguel Maia, e interpretação e co-criação de Inês Garrido, Isac Graça, Rita Marques e Telmo Mendes. A direção de produção é de Leonor Buescu.

A peça, para maiores de 14 anos, tem a duração prevista de 1h40.

Para ver no Silos Contentor Criativo, nas Caldas da Rainha, nos dias 21 e 22 de setembro, pelas 21h30 e no Passos Manuel, no Porto, nos dias 12 e 13 de outubro, pelas 21h30.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.