Comidas do Mundo este fim de semana no Campo Pequeno

com_mundo16Reportagem de Tânia Fernandes

“Alguém quer feijoada?” pergunta Kiko, o chefe de cozinha do restaurante “O Talho”, por estes dias a comandar o quiosque de degustação da Argentina no Comidas do Mundo, evento dedicado à gastronomia mundial a decorrer no Campo Pequeno. Locro é o nome mais correto desta feijoada argentina feita com milho, abóbora e feijão e é um dos muitos pratos que pode provar nesta ementa universal. A viagem tem dez destinos possíveis, cada um deles atribuído a um conceituado chefe que criou, para o evento, uma ementa específica. À vista de todos, cozinham os pedidos, revelam segredos e partilham curiosidades.

A bussola, por aqui, só vai desorientar. É que a norte fica Marrocos, a sul os EUA, o Perú a noroeste e o Japão faz fronteira com a Alemanha. O melhor mesmo é fazer primeiro uma volta de reconhecimento, para tentar perceber qual o destino mais tentador. Em Portugal há cornetas de alheira com tomate confitado, nos EUA prometem-nos a felicidade através de marshmallows, Chakall ficou com os sabores do Peru, abundam as tapas no quiosque espanhol, os ingredientes mais frescos vão rechear as pizzas em Itália, há chá de menta em Marrocos mas também tajines e couscous, vimos o chefe Paulo Morais de arroz na mão no Japão e  várias qualidades de salame na Alemanha. Há ainda um espaço dedicado à dieta mediterrância, que é da responsabilidade do chefe Vitor Esteves.

As doses são comedidas, uma vez que a ideia é dar a volta ao mundo sem fazer estragos ao estômago. Cada país associou-se a um vinho, que é vendido a copo também no espaço. Ao centro do recinto há um bar que vende refrigerantes e outras bebidas espirituosas. As mesas corridas, dispostas em forma de circunferência convidam ao convívio e à partilha.

O preço do bilhete é de 10 euros sendo constituído por 10 senhas de 1 euro utilizáveis na aquisição de menus. Cada senha está identificada com cada um dos chefes e pode ser entregue na aquisição de uma entrada, prato ou sobremesa do respetivo espaço.

Comidas do Mundo começou ontem e dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro entre as 12h30 e as 24h00. Sábado à noite, a festa estende-se até às 4h30 com o Chefe Chakall a dar música, para além de outros animadores.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.