Comida Tradicional E Aconchegante Em Belém Na Taberna Dos Ferreiros

Reportagem de Elsa Furtado (Texto de Fotos)

É numa rua escondida, para os lados de Belém, que fica a Taberna dos Ferreiros, um restaurante pequeno mas muito simpático e onde a cozinha tradicional portuguesa, especialmente os petiscos, são as estrelas.

Passeando por Belém, passamos o Palácio de Belém, o Museu da Presidência e chegamos à esquadra da Polícia, aí viramos à direita e quase ao fim da pequena rua, do lado esquerdo encontramos a Taberna dos Ferreiros, que foi buscar o nome à rua onde se encontra (Travessa dos Ferreiros), entramos numa sala simples e convidativa, de inspiração tradicional, com vista para a cozinha e escolhemos uma mesa.

De estilo antigo, como as das velhas tabernas, a mesa está posta de forma simples, e com um couvert de produtos regionais a dar-nos as boas vindas: pão regional branco às fatias, broa, azeitonas e azeite. Sentamo-nos e somos logo atendidos por um simpático (ou simpática) empregada que nos traz a carta.

Começamos por escolher um vinho (alentejano para ir aquecendo o coração) do produtor Cortes de Cima, e depois passamos os olhos pelas várias opções preparadas e criadas pelo Chefe Maurilhio Fernandes, vindo diretamente do Brasil aqui para Belém.

Começamos pelas entradas, petiscos com alma nacional, alguns deles com um twist internacional. Peixinhos da Horta (um dos preferidos sem dúvida alguma), Ceviche de Bacalhau, Pastéis de Bacalhau com Queijo da Serra, Almôndegas de borrego recheadas com queijo Brie, Pica-Pau e Burrata, com presunto, mel e mostarda, ideais para partilhar, entre outras.

Para os fãs de refeições ligeiras, seguem-se as Saladas e a Sopa, as opções são variadas.

Depois passamos à refeição propriamente dita. As opções começam nas Pastas: Linguine nero c/ frutos mar, Pasta Carbonara com Gambas e Espargos Frescos, e a Pasta Pomodoro.

Nos pratos do peixe podemos escolher entre a Sardinha assada, o Salmão Primavera , Polvo Braseado sobre Carpaccio de Batata e o Bacalhau à Ferreiro, crocante com puré de grão de bico e laranja.

Para quem prefere a carne pode escolher entre o Entrecosto servido com raspas de presunto e aipo, com puré de batata doce e geleia de frutos vermelhos, e os bifes, à Ferreiro ou à Portuguesa, Asinhas de Frango com Molho Thai, e Perna de Pato com Arroz Cremoso de Cogumelos.

Rematamos a saborosa e aconchegante refeição com uma Mousse à Ferreiro, um Pudim de Leite, Mini Torta de Limão, Mini Tarte de Fraise ou Petit Gateau.

Uma refeição muito agradável, num ambiente simpático e acolhedor e com um preço acessível, especialmente para a zona. Decididamente um espaço a voltar.

A Taberna dos Ferreiros é um projeto que nasceu do sonho de três sócios, sendo António Rocha Páris quem dá a cara, e promete conquistar e até fidelizar os fãs da comida tradicional, aconchegante e com um toque internacional

Taberna dos Ferreiros – Travessa dos Ferreiros a Belém, 5 1300-234 Lisboa Portugal
Funciona de terça a domingo das 12h30 às 23h00 e encerra à segunda e domingo ao jantar.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.