Comida De Santo Completa 36 Anos De Vida E Recomenda-se

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Vamos matar saudades do Brasil e da comida brasileira? Nem é preciso ir muito longe, na zona do Príncipe Real, em Lisboa, existe um restaurante chamado Comida de Santo, onde a comida brasileira é o cartão de visita da casa.

A receber-nos simpaticamente está Flor Guerreiro, que conjuntamente com o seu marido António Pinto Coelho, tomam conta do espaço desde os anos 80, altura em que o marido comprou uma mercearia antiga e a transformou no restaurante que ainda hoje funciona, já lá vão 36 anos.

Com uma decoração simples e acolhedora, pautada por alguns elementos típicos brasileiros, como as fitas do Senhor do Bom Fim, papagaios nas almofadas e as cores alegres nas paredes, para além da música brasileira de fundo, o espaço leva-nos numa breve viagem até ao outro lado do Atlântico.

Aos comandos da cozinha encontramos a cozinheira, de origem caboverdiana, a Ana Rocha, e à noite uma mineira – a Marli, são elas as responsáveis pelas delícias baianas que aqui se comem.

Começamos com uma caipirinha para abrir o apetite, depois, é escolher uma entrada. Casquinha de Siri, Sopa de peixe, Palmito, Linguiça grelhada, e o incontornável Pão de Queijo são as opções.

Passamos aos pratos. Se prefere os vegetarianos pode escolher a Salada todos os Santos, o Ensopadinho de vegetais; a Moqueca de palmito, a Abóbora vegetariana e a Feijoada vegetariana, mas se gosta de algo mais tradicional escolha a moqueca de camarão ou Peixe, aqui não tem que enganar.

Outras opções são o Vatapá, o Bobó de Camarão, Abóbora Recheada, Camarão com molho de maracujá, Escondidinho de camarão ou Camarão com Catupiry.

Nos pratos de carne, a Feijoada à brasileira é quase uma opção obrigatória, mas há outras opções como o Picadinho à mineiro, Virado a paulista, o Xim xim galinha, o Churrasco misto, a Picanha, a Carne de sol, o Escondidinho de carne de sol ou a Vaca atolada.

Como acompanhamento pode escolher milho, ovo, laranja, arroz, feijão, banana frita, torresmos, couve mineira, e a mandioca frita.

A rematar a refeição, as opções são muito tentadoras e variadas, a começar pelo “Melhor Quindim da Europa”, Pudim de aipim, Baba de moça bonita, Bananada, Creme de papaia, Mousses, Sorvete de lima com cachaça, Lampião e Maria Bonita ou uma Paleta de frutos tropicais, é impossível resiitir.

Os preços dos pratos variam entre os 12 e os 18 euros, havendo ao almoço uma opção de menu por 20 euros por pessoa.

A Comida de Santo fica na Calçada Engenheiro Miguel Pais, 39, ao Príncipe Real em Lisboa, e funciona de quarta a segunda feira, ao almoço das 12h30 às 15h30 e ao jantar das 19h30 às 24h00. Aceitam reservas por telefone.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.