Comic Con Portugal Brevemente No Porto

comiconA Comic Con Portugal é um evento de cultura pop a realizar-se na EXPONOR, em Matosinhos nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2014. Trata-se de um evento com uma larga variedade de temas desde a Banda Desenhada aos Videojogos, passando por Cinema, TV, Anime, Manga e Cosplay.

A Comic Con Portugal pretende afirmar-se como a primeira convenção do género a realizar-se no país e retira o seu nome da famosa Comic-Con International (mega Convenção de Cultura Pop que atrai milhares de participantes a San Diego, nos EUA), no entanto é importante esclarecer que não tem qualquer filiação com a mesma. Este novo evento é organizado pela CITY – Conventions In The Yard, que pretende torná-lo numa marca de notoriedade nacional e internacional posicionando-o como “the biggest pop culture show in Portugal” e procurando transformá-lo numa plataforma de comunicação para as marcas inseridas nos diversos segmentos que o comportam.

Expositores de jogos, editoras, merchandising, brinquedos, torneios de jogos, divulgação e lançamento de novos filmes e séries, concursos de cosplay, workshops de desenho, banda desenhada ocidental e oriental, artistas convidados de cinema, televisão, jogos, comics, anime e manga, é o que se pode esperar neste acontecimento.

Existem no país vários eventos dedicados ao mundo do Anime/Manga, também BD, e ainda Videojogos, porém por norma não se aliam à temática das grandes séries de TV, pelo que a promessa dessa novidade e de uma maior dimensão aliada à ousadia do nome “Comic Con”, criaram muito burburinho e expectativa em torno deste. A duas semanas da data anunciada, temos agora conhecimento de uma série de nomes convidados, e o grande evento aproxima-se a passos largos.

Até ao momento, os convidados de TV confirmados são Natalie Dormer, mais conhecida por interpretar Margaery Tyrell na série Guerra dos Tronos; Morena Baccarin, conhecida pelos papéis da extraterreste Anna na série V ou de Jessica Brody na série Homeland (Segurança Nacional); Paul Blackthorne, conhecido como Lance Quentin na série Arrow e por múltiplas participações em outras séries e filmes; e Tom Riley, Blake Ritson e Elliot Cowan, respectivamente Leonardo Da Vinci, Girolano Riario e Lorenzo Medici da série Da Vinci’s Demons. As séries The Walking Dead e Wayward Pines têm igualmente presença confirmada no evento, embora ainda não tenham sido divulgados mais detalhes. Os filmes portugueses Capitão Falcão e Collider contarão também com Q&A’s, painéis e presenças.

Do mundo da Banda Desenhada, chega-nos Brian K. Vaughan, homem por trás de Saga, Y: The Last Man, Ex Machina, Runaways, The Hood, ou The Escapists; Miguelanxo Prado, autor de Crónicas Incongruentes e que colaborou com Neil Gaiman em Eternal Night; Carlos Pacheco, cujos lápis deram vida a personagens como Superman, Batman, ou X-Men; Randy Stradley, escritor e vice-presidente da Dark Horse Comics, responsável por títulos como Star Wars, Hellboy e Buffy; e muitos outros como Ian Boothby, Pia Guerra, Marcos Martín, Javier Rodriguez, Gregory Lockard, Claudio Castellini, Miguel Montenegro, Ricardo Cabral, Daniel Maia, Daniel Henriques, André Araújo, The Lisbon Studio, e Dog Mendonça e Pizzaboy.

Marcarão também presença a revista de manga Banzai (com exposição e workshops), a comunidade League of Legends Portugal (com painel e torneios), o Star Wars Clube Portugal e a Legião 501. Na área de Expositores, existirão representantes de diversas áreas como a Kingpin Books, Moldursant, Casa da BD, Copic Portugal, Nerdbeads, Saída de Emergência, Biodroid, entre muitos outros.

O evento contará com uma zona de alimentação que promete “uma grande variedade de produtos e refeições, também relacionadas com a temática do evento”, e com diversas actividades:

O Artists’ Alley será um espaço onde artistas independentes poderão apresentar e vender os seus trabalhos e onde artistas que trabalham em editoras poderão interagir com o público. No Portfolio Review, destinado à descoberta de novos talentos, cada participante reúne-se com um influente editor da indústria e apresenta-lhe o seu portefólio: uma oportunidade única de impressionar profissionais experientes que podem ajudar qualquer autor/ilustrador a cumprir o seu sonho.

Existirão claro Galerias de Banda Desenhada, e a Expo Syfy, que apresenta peças originais de filmes míticos do cinema fantástico numa exposição com mais de 200 objectos, desde a espada de Blade ao tabuleiro de Jumanji, passando pelas garras de Freddy Krueger ou a engenhoca dos Caça-Fantasmas.

Por fim não poderia certamente faltar um Concurso de Cosplay, com a representação de personagens inspirados em filmes, jogos, tv, banda desenhada, manga, anime ou imaginação dos participantes.

O “Passe Weekend” dá acesso aos três dias do evento e tem o valor de 39 euros, e os bilhetes diários são 17,50 euros para 6ª feira, 19,50 euros para sábado ou domingo, e 9,99 euros para crianças. Os mesmos podem ser adquiridos na BilheteiraOnline, Website Comic Con Portugal, e nos locais habituais (Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglés). Os Passes VIP estão já esgotados, porém ainda é possível adquirir Packs Experience por 120 euros.

Todos os visitantes com idade inferior a 12 anos deverão estar acompanhados por um adulto, e jovens até aos 18 anos deverão apresentar no evento a Autorização de Menores assinada pelo responsável.

Por Sara Peralta

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.