Antes De Começar – Almada Negreiros Para Os Mais Pequenos – Atualizado Com Fotos

Antes de Começar é a peça de Almada Negreiros, que os mais pequenos vão poder ver no Auditório do edifício da Colecção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 11 e 12 de março, e 13 e 14 de maio, no âmbito da retrospetiva dedicada a Almada Negreiros, que decorre entre 3 de fevereiro e 5 de junho.

A peça é levada à cena pela Companhia da Esquina, numa encenação e adaptação de Jorge Gomes Ribeiro e conta com as interpretações de Pedro Martinho, Daniel Seabra, Sandra Gameiro, que dão vida aos bonecos e ao homem do circo. A música é de Nuno Lacerda.

Algures no teatro do mundo, há um boneco e uma boneca que se mexem como as pessoas. Algures no teatro do mundo, existem os sobreviventes do Grande Circo, dois bonecos que foram salvos pelo Homem, o bonecreiro que sempre cuidou das marionetas que faziam parte do grande espetáculo.
O boneco não sabe que a boneca se mexe como as pessoas, e a boneca não sabe que o boneco se mexe como as pessoas. Quando descobrem que se mexem, não sabem se são bonecos ou são pessoas.
As pessoas não sabem que o boneco e a boneca se mexem como elas.
Mas o Homem sabe que os seus bonecos têm coração. Também ele tem esta certeza de que o coração, ao invés da cabeça, sabe sempre tudo. Ao fim e ao cabo, depois de tantos anos de espetáculos com os seus bonecos, também o Homem já não sabe quando é boneco ou quando é homem.

Com base no texto de Almada, o espetáculo combina teatro e novo circo e ainda “uma conversa entre os bonecos e o mundo das pessoas – das pequenas e também das grandes, porque “as pessoas antes de serem grandes começam por ser pequeninas!””.

Antes de Começar “pretende levar ao coração de miúdos e graúdos a linguagem do teatro do mundo. Fantoches, marionetas, bonecos e bonecas que não sabem se pertencem ao mundo real mergulham numa divertida aventura pelo universo do espetáculo para nos mostrar que só não entende o coração quem não sabe escutá-lo“.

Uma peça que promete contar e encantar. Pode ser vista pelo público em geral nos dias 11 e 12 de março, e 13 e 14 de maio, aos sábados às 16h00 e aos domingos às 11h00. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira da Gulbenkian e custam 3 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.