Coliseu Do Porto Apresenta O Retábulo De Mestre Pedro De Manuel De Falla

O Coliseu Porto Ageas acolhe no dia 19 de junho, pelas 11h00, no âmbito dos Concerto Promenade 2.0, o espetáculo O Retábulo de Mestre Pedro, uma obra do compositor espanhol Manuel de Falla composta a partir de um episódio do clássico de Dom Quixote de la Mancha, de Cervantes.

Com interpretação musical da Orquestra Filarmonia das Beiras, com direcção musical de Rita Castro Blanco, o espetáculo “explora o jogo entre a realidade e a ficção” através das marionetas da S. A. Marionetas.

Manuel de Falla (1874-1946) estreou esta obra musical e dramática em 1923, com excelente recepção por parte do público até aos dias de hoje. A estória é integralmente retirada do grande romance da literatura espanhola Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e consiste numa cena em que o protagonista Dom Quixote e Sancho Pança assistem num retábulo a um espetáculo de marionetas sobre cavaleiros medievais, mouros e cristãos.

A certa altura, Dom Quixote confunde a realidade com a história que está a ser contada pelas marionetas e julga-se no próprio cenário em que a princesa cristã Melisende é presa e depois perseguida pelos mouros. Impulsivo, Dom Quixote decide entrar em ação para ajudar os cristãos no seu combate, e acaba por fazer graves estragos nas marionetas e no próprio retábulo onde se exibe o espetáculo.

Os bilhetes estão à venda no local e online, entre os 8 e os 14 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.