Coleção Peggy Guggenheim Anunciou Exposições Para 2014

guggenheim_01A Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza, anuncia para 2014 a 4ª exposição da série Themes & Variations, seguida da apresentação de uma coleção privada com obras do período do Maneirismo ao Surrealismo e uma homenagem a Azimut/h no final do ano.

The Empire of Light é a exposição que inaugura a 1 de fevereiro no Peggy Guggenheim, onde fica patente até dia 14 de abril. Com curadoria de Luca Massimo Barbero, é mais uma intervenção no âmbito da Themes & Variations, que tem levado este museu a explorar um tema e as suas variações. O tema de 2014 é a luz, o que vai levar os visitantes a uma sequencia de diálogos entre trabalhos de artistas de diferentes gerações. De Matisse a Basilici, de Fontana a Kapoor, de Degas a Rothko e de Richter a Sugimoto. Esta exposição inclui, na última galeria, um tributo a Fausto Melotti (1901-1986).

Durante o verão, o museu recebe uma importante coleção privada da Suiça, constituída por mais de uma centena de pinturas, esculturas e peças de arte decorativa. For Your Eyes Only. A Private Collection, from Mannerism to Surrealism vai poder ser vista no palácio Peggy Guggenheim de 24 de maio a 31 de agosto. Contara com peças de Arcimboldo, Böcklin, Brauner, Brueghel the Elder, de Chirico, Dalí, Ernst, Fuseli, Magritte, Man Ray, Moreau, Warhol, entre outros.

O ano termina com uma homenagem a Azimut/h, nome de uma galeria de arte e corrente iniciada em  1959 por Piero Manzoni e Enrico Castellani. AZIMUT/H. Continuity and the New inaugura a 20 de setembro e fica patente até19 de janeiro de 2015. Tem curadoria de Luca Massimo Barbero e incidirá sobre a cena artística do final dos anos 50 e início dos anos 60.

A Coleção Peggy Guggenheim, em Veneza, pode ser visitada diariamente entre as 10h00 e as 18h00. Encerra às terças-feiras. O bilhete de acesso custa 14 euros (descontos para crianças, séniores, entre outros).

Texto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.