Clubedo Convida À Descoberta Do Jazz

A segunda edição do Clubedo acontece entre os dias 6 a 14 de dezembro, com curadoria e organização da Associação Porta-Jazz, propondo “uma visita às diversas linguagens jazz do agora num ciclo de concertos por várias salas icónicas da cidade” do Porto.

Num cartaz que reúne artistas de renome, jovens certezas e parcerias internacionais, o Clubedo convida, durante 10 dias, em onze concertos, um encontro de escolas e oficinas, o lançamento do disco, À Descoberta Do Jazz e Dos Espaços Que Habita. O evento é uma antecipação ao Festival Porta-Jazz 2020, cuja 10ª edição é apontada para os dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2020, no Teatro Rivoli.

Assim, no dia 6 de dezembro, o Mira Forum acolhe, pelas 21h30, Luís Lapa e Pé de Cabra, um trio liderado pelo guitarrista multifacetado e peça essencial da proliferação das linguagens de jazz um pouco por todo o país. No dia seguinte, a Sala Porta-Jazz recebe, pelas 19h00, o Trio João, com João Grilo, João Hasselberg e João Sousa e, pelas 22h00, o Puzzle, do pianistas Pedro Neves, o contrabaixista João Paulo Rosado e o baterista Miguel Sampaio.

No domingo, dia 8 de dezembro, às 22h30, o Hot Five Downtown é o espaço escolhido para a atuação do North Camels Large Ensemble, nove estudantes e ex-estudantes da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Porto, com uma expressão mais tradicional do jazz.

A Embaixada do Porto recebe, no dia 9 de dezembro, pelas 22h30, a formação WIZ, de José Pedro Coelho, Wilfred Wilde e Iago Fernandez. Na terça-feira, dia 10 de dezembro, às 22h00, no Café Concerto da ESMAE está agendado o lançamento de novo disco do Filipe Teixeira Trio Tao, com carimbo Porta-Jazz. O sexteto Mário Santos “Bloco A6” atua no novo Ferro Bar, no dia 11 de dezembro, pelas 22h30 e o quinteto Galip “Cape” apresenta-se, no dia 12 de dezembro, pelas 22h30, no Hot Five Uptown.

Nos últimos dias do Clubedo, o concerto Aladdin Killers, com curadoria do Katowice JazzArt Festival, a acontecer no dia 13 de dezembro, no cinema Passos Manuel e no dia 14 de dezembro, na Sala Porta-Jazz, às 19h00, a pianista e teclista Paula Sousa e, às 22h00, um dos nomes do jazz moderno, o Ohad Talmor Trio.

A fechar esta segunda edição, o Encontro de Escolas: Oficina + Concerto com a participação de alunos de várias escolas de música do norte e centro do país, precedido da oficina, com a orientação de Talmor, Okazaki e Weiss, no domingo, dia 15 de dezembro, na Sala Porta-Jazz

A política de preços dos bilhetes para os concertos do Clubedo será a mesma que a praticada por cada sala durante o ano, variando entre a entrada livre e os 8 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.