Clube Lisboeta – Alimentação Saudável De Diferentes Gastronomias Do Mundo

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Clube Lisboeta

O Clube Lisboeta é mais do que um restaurante. Pretende ser uma comunidade de pessoas que têm em comum o gosto por uma gastronomia saudável, do Mundo e por Viagens. Fomos carimbar o passaporte pelos quatro destinos que têm atualmente, na ementa: Portugal, Brasil, Grécia e Tailândia.

A ementa das entradas e dos pratos principais está organizada por países. Comum a todas é o fato de serem recriações de receitas tradicionais, confeccionadas de forma saudável. A nossa viagem passou pelo “Pastel de Nata” salgado, com queijo de azeitão e cebola caramelizada (10 euros) – uma das entradas de Portugal e pelo Tachinho de Ovos, bem afogado em molho de tomate caseiro e queijo de cabra (12 euros). Do primeiro, ligamos a forma ao nome, mas o sabor é distinto. O doce torna-se salgado e é uma verdadeira surpresa para os sentidos. A outra entrada, com uns pedaços de pão ao lado, deixa-nos quase sem vontade de passar ao prato principal, pela gulodice com que vamos saboreando o molho.

Nos pratos principais, fomos até ao Peixe Thai com couve pak-choi e Arroz de Jasmim (16 euros). Um prato que é uma viagem pelos temperos da Ásia, com um aroma tão cativante, de onde sobressaem o gengibre e a pimenta. E também ao Brasil com uma receita tradicional – a Chefe disse-nos que esta é a receita que aprendeu a fazer com o pai – de Bobó de Camarão, arroz de coco e farofa crocante de cebola (18 euros).

Karin Gama a Chefe de Cozinha, não só consegue dominar a Gastronomia de diferentes latitudes, como depois de largar os tachos ainda tem um sorriso enorme e toda a disponibilidade para nos contar o seu percurso. Do trabalho na área da publicidade que deixou para traz, quando começou a por o mão na farinha, para dar forma a pães de fermentação natural. Do que aprendeu, primeiro com a família e depois com grandes Chefes. Da inspiração transmitida por Bela Gil sobre alimentação consciente e saudável e de tudo o que trouxe para Lisboa – chegou faz 5 meses.

Os portugueses ainda estão a saborear esta carta e os destinos que ela nos reserva, mas Karin diz-nos que já está a trabalhar em novos destinos. Ainda sem avançar com certezas, diz-nos que a razão prende-se também com a sazonalidade dos produtos. Se no verão faz todo o sentido a Grécia, pelo uso de ervas frescas e sabores do Mediterrâneo, para o inverno, pensa mais nas refeições aconchegantes do norte da Europa. E no seguimento da Ásia, e dos paladares mais fortes, diz-nos que faz também sentido darmos um pulo à Gastronomia da Índia.

Conhecemos também, na inauguração do evento, a nutricionista Ana Pinto, que já tem lugar neste Clube Lisboeta. Um olhar técnico sobre uma ementa que, além de cumprir a função de saciar e deixar os clientes satisfeitos, procura um certo equilíbrio.

Parece quase inacreditável, mas o conceito de vida saudável estende-se às sobremesas. O açúcar aqui é substituído por ingredientes naturais adoçantes. Deliciámo-nos assim (sem culpas!) com as sobremesas, que são também adequadas a vegans. O Raw Cheesecake vegan de mirtilo e limão é delicioso (com as letras todas) (7 euros) e quem aprecia chocolate não pode perder a Tarte Ganache de Chocolate, manteiga de amendoim e flor de sal (8 euros).

O restaurante dispõe também de uma APP, onde pode, efetivamente, fazer parte deste Clube. Além de informações sobre o restaurante, a equipa e as ementas, vai encontrar uma área recreativa para as crianças e, em breve, todas as informações sobre as atividades que aqui vão ter lugar.

De acordo com Andreia Duarte, a responsável do restaurante, o espaço irá promover workshops e iniciativas relacionadas à alimentação e ao bem estar. Têm também parcerias com outras entidades, com acesso a aulas de golf ou de surf para os membros deste Clube, explicou-nos Andreia. Acreditam que a participação em atividades de contacto com a natureza traz benefícios, indo ao encontro de uma vida mais feliz. À mesa mas também fora dela.

O Clube Lisboeta fica na Rua Escola Politécnica nº90. Abre de segunda a quinta-feira, das 9h00 à 01h00 e de sexta-feira a domingo, das 9h00 às 2h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.