Clube Do Autor Publicou Santo António, De Lisboa E Pádua

O novo livro de António Mega Ferreira e Marc Sarkis Gulbenkian, Santo António, de Lisboa e Pádua, chegou às livrarias nacionais, pela mão da Editora Clube do Autor.

Os lugares e as etapas da vida de Santo António, em Portugal e em Itália. As raízes históricas e humanas da devoção ímpar de Il Santo.

Um texto profundo sobre uma das figuras portuguesas de referência mundial e um dos santos mais populares da Igreja Católica.

Combinando textos e fotos, esta obra retrata o percurso do homem capaz de acender a esperança ao longo dos séculos, sendo por isso motivo de afeição para crentes e não crentes.

«Santo António, de Lisboa e Pádua não é uma biografia, no sentido técnico do termo, nem uma devassa erudita sobre o seu pensamento, antes um ensaio literário de indagação das razões e caminhos por que António se constituiu como uma das figuras portuguesas de maior relevância na Europa do seu tempo. E também uma tentativa de aproximação à sua essência propriamente humana, ao seu trajeto pessoal. É obra de afeto e curiosidade, não de ciência ou teologia.» António Mega Ferreira

Batizado com o nome Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa, entre 1191 e 1195, na Rua das Pedras Negras, junto à Sé de Lisboa. Na casa onde nasceu e viveu está hoje a Igreja de Santo António. Educado no seio de uma família nobre, na adolescência pede autorização para ingressar na Ordem dos Agostinhos, na Igreja de São Vicente de Fora, partindo mais tarde para Coimbra, para estudar teologia. A busca pela introspeção e a simplicidade conduzem-no até à recém-criada Ordem Franciscana e a deixar de lado, não só o hábito de agostinho, mas também o seu nome. Fernando adota o nome de António, em homenagem ao eremita Santo Antão, e dedica-se a pregar as escrituras.

Santo António morreu a 13 de junho de 1231, em Arcella, em Itália, estando sepultado em Pádua. O papa Gregório IX canonizou Santo António a 30 de maio de 1232, antes de se cumprir o primeiro aniversário da sua morte. Embora a devoção por Santo António seja partilhada em diversas regiões de Portugal e pelo mundo fora, é indiscutível que o culto é particularmente intenso em Lisboa, cidade que, por aqui ter nascido, desempenha o papel de alma mater do seu apostolado.

O livro, de 136 páginas, está à venda por 17,50 euros.

 

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorVARIAÇõES – A Estreia Da Semana
Próximo artigoDouro Green Fest 2019 Com Bezegol E Dillaz

Leave a Reply