Clube do Autor lança As Sombras de D. João II de Jorge Sousa Correia

d.joaoAs Sombras de D. João II, da autoria de Jorge Sousa Correia, é a mais recente publicação do Clube do Autor.

Trata-se de um romance histórico, com uma intriga situada em plena época dourada das Descobertas marítimas – início do século XVI.

D. João II, o Príncipe Perfeito, ascendeu ao trono em 1481 e o seu reinado ficou marcado pela continuação da expansão marítima portuguesa iniciada pelo tio-avô, Infante D. Henrique. Esta ligação aos Descobrimentos ficaria marcada pela assinatura do Tratado de Tordesilhas, mas também por outros feitos reveladores da época de ouro de Portugal.

O rei era uma espécie de Apolo do final do século XV, mas a história da sua vida revela uma outra face. Consciente de que era odiado por uma parte da nobreza portuguesa, espiava noite e dia, tendo criado uma verdadeira “polícia política”.

A História de Portugal fala de um rei generoso, as cronologias acertam nos acontecimentos, as intenções mostram-no intrépido, organizado, normativo. Mas no meio de tudo isto, há um homem de lágrima fácil e íntimo cruel, um verdadeiro manancial de sentimentos por decifrar.

Este romance permite aos leitores descobrir a face menos conhecida do monarca cujo cognome era o “Príncipe Perfeito” – um homem que, desconfiando continuamente dos que o cercavam, organiza, na corte portuguesa, uma verdadeira “polícia política”…

O novo romance de Jorge Sousa Correia – também autor de O Mistério do Infante Santo, editado em 2013 – tem 280 páginas, sendo o seu preço de 15 euros.

Texto de Susana Gonçalves

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.