Cinema São Jorge recebe Rotas & Rituais em Novembro

rotas_e_rituais_2013Realiza-se entre 9 e 16 de novembro, no Cinema São Jorge em Lisboa, a 6ª edição do Rotas & Rituais.

No Ano Europeu dos Cidadãos, a iniciativa aborda temas relacionados com a cidadania, a inclusão social, a diferença e a participação individual e coletiva, convidando à reflexão sobre a construção ativa da cidade e da sociedade.

Da programação fazem parte filmes, concertos, conversas e uma exposição, sendo esta inaugurada com Sonhos de uma Noite de Inverno, espetáculo performativo de Martim Pedroso & Nova Companhia em colaboração com Flávia Gusmão e Chullage, construído a partir do encontro com os utentes dos Centros de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e cujas receitas de bilheteira revertem a favor da instituição.

Quanto a cinema, o Rotas & Rituais propõe 16 filmes, entre obras de ficção, documentários, curtas e longas metragens, que abordam a exclusão, a pobreza, a droga ou a tortura, em países como a Índia ou a Coreia do Norte. A entrada nas sessões é livre.

No que respeita à música, o evento conta com a participação de artistas nacionais e estrangeiros, que se destacam pela sua intervenção social. Da lista fazem parte Xeg, Soup e Blackarach, Capicua e Vinicius Moura Terra, Alexandre Diaphra e Úrsula Rucker.

A pensar na reflexão e partilha de conhecimento, o Rotas & Rituais inclui ainda dois debates sobre os sem abrigo e a velhice, moderados por Miguel Lamas.

Texto de Alexandra Gil 

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.