Cinema e Artes Plásticas no BES Arte & Finança

japaoO espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, acolhe a partir do dia 30 de janeiro a exposição Amar as diferenças de Michelangelo Pistoletto e Marco Martins , um projeto com curadoria do Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua.

A exposição é apresentada pela primeira vez como uma instalação multidisciplinar que junta  o cinema e as artes plásticas, em 12 diferentes ecrãs, numa parceria entre o artista italiano Michelangelo Pistoletto e o cineasta português Marco Martins. O primeiro já teve as suas obras expostas em importantes museus internacionais,  e o segundo,  Marco Martins, já teve o seu filme agora apresentado, “Vinte e um – O dia em que o mundo não acabou” , em estreia no Museu do Louvre, em maio de 2013. Para além disso, “Vinte e um – O dia em que o mundo não acabou”,  um documentário ficcional, dividido em 12 partes que se desenrola durante as 24 horas do dia 21 de dezembro de 2012, o dia mais curto do ano no hemisfério norte e último dia na Terra, já foi exibido no DOC Lisboa e no Festival Internacional de Cinema de Roma. No próximo dia 26, será visto na mais importante feira de arte contemporânea de Itália, Arte Fiera, em Bolonha. Entre as 12 personagens reais que dão vida a este filme encontram-se o escritor Gonçalo M. Tavares, o músico David Santos (Noiserv) e o astrofísico Pedro Gil Ferreira.

A exposição, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, estará patente ao público de segunda a sexta, das 9h às 19h, até ao dia 17 de abril, e tem entrada gratuita sujeita à lotação da sala.

Texto de Susana Sena Lopes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.