Cinco Voltas Na Bahia E Um Beijo Para Caetano Veloso É O Novo Livro De Alexandra Lucas Coelho

O livro Cinco Voltas na Bahia e um Beijo para Caetano Veloso, da jornalista e escritora Alexandra Lucas Coelho, com chancela Editorial Caminho / LeYa, tem lançamento agendado para o dia 15 de novembro, pelas 21h45, no Bar do Teatro A Barraca, em Lisboa.

O livro vai ser apresentado pelos historiadores Pedro Cardim, da Universidade Nova de Lisboa, e João José Reis, da Universidade Federal da Bahia (via vídeo). Depois, haverá música para dançar com o DJ Paulo Pena.

O novo livro completa uma trilogia luso-brasileira, iniciada com as crónicas Vai, Brasil, seguida do romance Deus-dará, ambos com novas edições Editorial Caminho, em 2020.

Cinco Voltas na Bahia e um Beijo para Caetano Veloso, de Alexandra Lucas Coelho, é a resposta a um desafio que a autora recebeu do músico e cantor Caetano Veloso: dedicar um livro inteiro à Bahia, o estado, a cidade de Salvador, o Recôncavo baiano, tendo, lá ao fundo, a terra de Caetano, Santo Amaro da Purificação. Mas também a Barra, a praia de Itapuã, o Rio Vermelho, num relato que começa em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, onde chegou Pedro Álvares Cabral e o marinheiro Nicolau, que acaba por ter um papel inesperado e significativo. O livro é pois uma apresentação, pela mão de uma portuguesa, desse mundo mágico de Jorge Amado, de Caetano, de Maria Bethânia, de João Gilberto, dos terreiros, das mães de santo, do candomblé. Enfim, uma evocação de nomes e lugares que povoam a nossa memória quando evocamos o Brasil.

“Nunca li nada escrito por um português com um conhecimento tão profundo da Bahia e do seu jeito, nela encontrando feridas da dominação colonial. É excelente o modo como cruza a história, a música, a literatura, as pessoas e os lugares. Transmite a ideia de que estava há muito a fervilhar, e saiu quase naturalmente.” Pedro Cardim.

“Estranho prazer o de ser guiado em minha terra pelos olhos alertas e críticos, inteligência aguda e sensível, texto engenhoso e envolvente da escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho. Já aguardo suas impressões da sexta, sétima, décima, muitas voltas à alegremente triste Bahia.” João José Reis.

O livro, de 272 páginas, está à venda por 15,90 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.