Ciclo Reencontros Anima Sala Dos Cisnes Do Palácio Da Vida De Sintra Este Julho

O ciclo de música erudita Reencontros está de regresso a Sintra, para a sua 4ª edição. A iniciativa, promovida pela Parques de Sintra, Monte da Lua e do Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), conta com direção artística de Massimo Mazzeo e volta a encher de música a Sala dos Cisnes do Palácio da Vila.

Neste segundo fim de semana do ciclo, estão agendados dois concertos, para 13 e 14 de julho, às 21h30, a decorrer no Palácio da Vila.

O primeiro é protagonizado por L’Arpeggiata, agrupamento de prestígio mundial, com direção musical de Christina Pluhar – Mediterraneo – Música de Espanha, Itália, Grécia, Turquia e Macedónia combina música erudita e popular oriunda da bacia mediterrânica (mais concretamente do sul de Itália), e que tem como ponto de partida os “canti greci-salentini”, canções e tarantelas de origem grega (muitas delas no idioma ‘griko’ local) que se ouvem na Apúlia e na Calábria.

No sábado, 14 de julho, vão se ouvir temas medievais dos reinos Francos da França oriental e Alemanha ocidental pelo agrupamento Ala Aurea, com a presença do português Tiago Mota que vai recitar os textos selecionados, e com direção musical de Maria Jonas. Intitulado Cundrîe la Surziere – Um Trajeto Medieval em Busca de Chrétien de Troyes e Wolfram von Eschenbach, o concerto é inspirado na lenda de Parzival (surgida no final do século XII, na qual se inclui a personagem feminina de Cundrîe, que será a Kundry de Richard Wagner na sua ópera Parsifal).

Dia 20 é a vez de Flos Florum – Simbologia do Número e Devoção Mariana Na Polifonia Franco-Flamenga, pelo grupo Odhecaton, com direção musical de Paolo da Col. E no sábado, 21, pelo mesmo ensemble italiano, Os Humores de Orlando Di Lasso.

Na sexta feira dia 27, tem lugar o concerto Redescobrindo Espanha – Fantasías, Diferencias y Glosas na Música Espanhola dos Séculos XVI e XVII, e no sábado Hispalis Splendens” – Músicas da Sevilha do Século de Ouro, ambos pela pela Accademia Del Piacere, com direção musical de Fahmi Alqhai, que encerra o ciclo de 2018.

Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda online, nas bilheteiras da Parques de Sintra, e outros locais habituais.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.