Ciclo Literatura Escrita Por Mulheres Promovido Pelo CHAM-Centro De Humanidades NOVA

Realiza-se hoje, dia 25 de fevereiro, pelas 18h00, a conferência online “Por entre silêncios e sombras: vozes femininas da Idade Média”, organizada por Isabel Araújo Branco, no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.

Num contexto cultural em que as vozes masculinas dominam amplamente o universo literário, o acesso à palavra escrita configurando o próprio espaço do poder, as vozes femininas (frequentemente filtradas ou trasladadas através do discurso masculino) ecoam como vozes discretas, fugidias, oblíquas, muitas vezes anónimas e diluídas, inapreensíveis. As que conseguiram rasgar o silêncio e a sombra, fizeram-no, no entanto, com extraordinária limpidez e profundidade, tanto no registo místico e trovadoresco, como no biográfico, amoroso ou de cariz moral e pedagógico. Proponho aqui dar a ouvir algumas dessas vozes longínquas e inaudíveis, procurando traços e características distintivos de um imaginário feminino da escrita na Idade Média.?

A conferência pode ser vista no Zoom: https://tinyurl.com/y3d4tuyk, com ID da reunião: 893 2419 9377 e senha de acesso: 850975.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.