Ciclo Lagartijas Tiradas Al Sol Arranca Hoje No Porto

A Central Elétrica, espaço de residências e programação na cidade do Porto dirigido pela Circolando, acolhe hoje um ciclo de programação dedicado ao Lagartijas Tiradas al Sol, coletivo de criação mexicano que se apresenta pela primeira vez em Portugal.

Assim, pelas 19h00, será apresentado o espetáculo Tijuana, com exibição da curta-metragem Distrito Federal, do coletivo mexicano.

Tijuana põe em cena a experiência de Gabino Rodríguez, convertido durante seis meses em Santiago Ramírez, habitante de Tijuana (Baja California), sob condições específicas que o separavam do seu mundo habitual (do qual permanecia incomunicável), enquanto trabalhava por um salário mínimo numa fábrica local.

A encenação procura contar esta experiência e indagar as possibilidades de representação. A partir daqui, o trabalho tenta tecer um discurso sobre ficção, realidade e representação. Ser outra pessoa, tentando viver a vida de outra pessoa. Fazer-se passar por outra pessoa. Isso não é atuar?

No âmbito da residência na Central Elétrica durante dois meses no final de 2020, Lázaro Gabino Rodríguez desenvolveu a sua pesquisa sobre a sua mais recente criação Campeche, que será apresentada no dia 27 de janeiro, pelas 19h00.

A apresentação tem entrada gratuita, mas carece de inscrição prévia obrigatória.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.