Ciclo Fusões No Cinema Explora A Literatura No Filme

A Literatura no Cinema é o tema do Ciclo Fusões no cinema, que decorre até dia 9 de novembro no Mini-Audi­tó­rio Sal­gado Zenha da Associação Académica de Coimbra, com entrada livre.

Com o intuito de despertar a curiosidade literária do típico espec­ta­dor numa nova forma de ler os clássicos, os cinéfilos terão oportunidade de ver o texto e o escritor na tela, dando enfoque à escrita e realização.

“O filme que se baseia no Livro permite ao leitor/espectador uma oportunidade de mudança de perspetiva e é essa união entre os dois meios de comunicação que este ciclo pretende explorar”.

Depois da estreia do filme Comboio de Sal e Açúcar de Licíno Azevedo, no dia 12 de outubro; e Longe dos Homens de David Oelhoffen, adaptação da obra de Albert Camus; seguem-se, todas as quintas-feiras, pelas 22h00, Estive em Lisboa e Lembrei de Você de José Barahona, no dia 26, uma adaptação ao cinema de Luiz Ruffato; Filme do Desassossego de João Botelho, no dia 2 de novembro, adaptado da obra de Fernando Pessoa e Ensaio Sobre a Cegueira de Fernando Meirelles, no dia 9 de novembro, filme adaptado do livro homónimo de José Saramago.

Nota para uma sessão especial de Halloween, no dia 31 de outubro, à meia noite, com a exibição dos filmes A Instalação do Medo de Ricardo Leite e O Barão de Edgar Pêra, que explora a obra de Branquinho da Fonseca.

“A Literatura no Cinema constitui uma opor­tu­ni­dade de jun­tar lei­to­res e ciné­fi­los, ambos com o desejo de assi­mi­la­ção da arte pela sua con­tri­bui­ção activa, num evento de entrada livre”, explica a organização.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorOrchestral Manoeuvres In The Dark Atuam Em Lisboa A 16 De Fevereiro
Próximo artigoIberanime Arranca Amanhã No Porto

Leave a Reply