Ciclo de Carnaval da Temporada de Música de Queluz começa no Sábado, dia 8

Palácio de QueluzO Ciclo de Carnaval da Temporada de Música – Tempestade e Galanterie, Palácio de Queluz 2014, arranca no sábado, dia 8, com a direcção artística de Massimo Mazzeo, e em cujo programa estão pianistas como Pedro Burmester com a Divino Sospiro, Ronald Brautigam, Khristian Bezuidenhout e Alexander Lonquich.

O violoncelista Christophe Coin e os recém-formados Thalia Ensemble são outros nomes desta temporada, que entre 8 e 29 de março, vai incluir seis concertos, a recriação do espírito das Assembleias de Lisboa, e um workshop de cartas musicais, com música, dança e jogos de salão.

Outra estrela desta temporada é o pianoforte Clementi, que foi recuperado pelo restaurador Geert Karman (especialista em pianofortes), com o objetivo de ser usado em concertos.

A primeira noite, 8 de março, vai contar com o pianista Ronald Brautigam, que tocará no pianoforte Clementi do Palácio de Queluz, obras de Mozart e Clementi.

No dia 12 de março, o pianista Khristian Bezuidenhout vai também tocará o pianoforte Clementi, num programa com destaque para Bach, quando se assinalam 300 anos sobre o seu nascimento.

A 22 de março Alexander Lonquich (pianoforte) e Christophe Coin (violoncelo) irão interpretar obras de Beethoven e Bach.

No dia 28 de março, os Thalia Ensemble, Quintetos para Sopros e Pianoforte, tocam na Sala da Música temas de Grund, Beethoven, Haydn e Danzi.

No dia 29 de março, a encerrar o ciclo, Pedro Burmester com a Divino Sospiro, vão interpretar temas de Boccherini, Mozart e Haydn.

O Workshop de Cartas Musicais vai decorrer nos dias 15 e 16 de março, apresentado por Cristina Fernandes (musicóloga) e Catarina Costa e Silva (especialista em Danças Antigas), que terá como base o baralho musical de José do Espírito Santo e Oliveira, que apresenta uma dança diferente em cada carta.

Ainda no dia 16 de março tem lugar a Assembleia em Queluz, com bailes, jogos de salão e repertórios instrumentais, com Cristina Fernandes (musicóloga), Catarina Costa e Silva e Alexandra Canaveira (bailarinas) e a Divino Sospiro.

A Temporada de Música – Tempestade e Galanterie, – Palácio de Queluz 2014 inclui ainda o ciclo Outono, num total de 11 concertos.

O preço dos bilhetes para a Temporade de Carnaval está entre 15 e 20 euros, 10 euros para estudantes (para cada um dos concertos).

O workshop de cartas musicais custa 55 euros e inclui acesso ao espetáculo de dia 16 e aos Jardins do Palácio, bem como 10% de desconto na cafetaria e loja (inscrições até 7 de março).

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.

 Texto de Catarina Delduque

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.