Chapitô Apresenta Aquela Nuvem e As Outras Para os Mais Pequenos

image003O Chapitô apresenta a partir de dia 10 de maio a peça de teatro infantil Aquela Nuvem e As Outras, que abarca poesia, canções e baile para todos.

Esta estória foi criada aquando das Oficinas de Contos do Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian em 2013/2014, tendo como ponto de partida a poesia de Eugénio de Andrade com o livro Aquela Nuvem e Outras.

Com concepção e orientação de Susana Quaresma e Tânia Cardoso, as canções tradicionais portuguesas foram recolha de Giacometti e Lopes Graça e o universo pictórico dos artistas plásticos Sarah Affonso e Jorge Barradas.

Terminando o teatro, todos são convidados a participar num mini-grandioso baile!

Como se constrói esta história? Precisamos de poesia, passos e compassos, pausas e saltos, que atam e desatam as ideias dos artistas. Cada obra de arte entrega-nos um poema e paisagem musical diferente, que tece a experiência sonora da família. Um poema, uma obra de arte e uma cantiga popular portuguesa podem ser o inÍcio de uma bela história: Era uma vez uma terra onde duas amigas andavam sempre com as nuvens em cima da cabeça…Eram amigas, vizinhas, lavadeiras! Esta é uma história com pregões e cantigas antigas, que conta o dia-a-dia de duas amigas: Amália e Amélia. Esta é uma história sobre nuvens, sobre aquela nuvem e as outras…uma história onde se transporta as nuvens em cima da cabeça e onde se acaba com a cabeça nas nuvens do amor…Canção cantada, História acabada…com um grandioso baile de casamento, onde todos são convidados a dançar e cantar…”Viva os Noivos” e “Viva as Lavadeiras”!”

Aquela Nuvem e As Outras estará em cena na Tenda do Chapitô em Lisboa, aos domingos a partir de 10 de maio e até 24 de maio, sempre às 17h00. Indicado para crianças a partir dos três anos de idade, o bilhete pode ser comprado no local e custa 4 euros.

Texto de Joana Resende

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.