Cerveja Sagres e Joana Vasconcelos lançam coleção limitada Regiões de Portugal

sagres_jv.40O trabalho de Joana Vasconcelos continua a eleger a portugalidade como fonte de inspiração. A conceituada artista portuguesa e a Cerveja Sagres unem-se novamente, desta vez com o lançamento de uma coleção limitada e exclusiva de Latas Sagres alusivas às Regiões de Portugal.

Dez Regiões de Portugal dão origem a dez Latas de Cerveja Sagres com ilustrações representativas das obras de Joana Vasconcelos que enaltecem o talento nacional, o país e os produtos nacionais de uma forma inovadora e diferenciadora.

Do norte, representando Trás-os-Montes e Alto Douro temos a lata Joaquina, 2012, inspirada no sardão e nas suas muitas lendas, como a Lenda da Senhora da Lapa, Lenda da Senhora do Sardão, Lenda do Poço do Sardão e Lenda da Fonte do Sardão.

A Região Entre Douro e Minho, está representada no Coração Independente Vermelho, 2005, inspirada no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa.

Chegando à Beira Interior, temos Alpes, 2011 em homenagem à Serra da Estrela, os “Alpes” portugueses.

sagres_jv.56Já na Beira Litoral, com a sua costa marítima e tradição das atividades ligadas à pesca, surge O Barco da Mariquinhas, 2002 e da Estremadura e Ribatejo, o cavalo lusitano dá o mote à Lata Sagres Apolo, 2013.

A Jóia do Tejo, 2008 da Região de Lisboa e Vale do Tejo é uma obra inspirada na Torre de Belém, monumento icónico do Rio Tejo, a que se segue a inspiração nos bordados de Nisa, numa Valquíria Enxoval, 2009 a representar a Região do Alentejo. A sul temos Portugal a Banhos, 2010, homenageando a Região do Algarve.

E a coleção fica completa com Jardim do Éden, 2007 e a diversidade de flores da Madeira, e com a Amélia, 2012, lembrando o caranguejo abundante da costa açoriana e o croché dos Açores.

A parceria entre a Cerveja Sagres e Joana Vasconcelos iniciou-se no apoio dado pela marca portuguesa à maior exposição individual de sempre de Joana Vasconcelos, que decorreu em 2013 no Palácio Nacional da Ajuda, bem como na presença da Cerveja Sagres no cacilheiro Trafaria de Praia artisticamente transformado por Joana Vasconcelos para a 55ª Bienal de Veneza.

This slideshow requires JavaScript.

Sobre esta original coleção, a artista refere “Portugal é uma fonte privilegiada de inspiração para o meu trabalho, e foi com muito gosto que aceitei o desafio proposto pela Sagres. É um orgulho ver a minha obra associada às regiões de Portugal. E espero que as pessoas gostem”, referiu ontem a artista plástica durante a apresentação à imprensa.

A coleção Regiões de Portugal está agora disponível nas grandes superfícies e também no canal HoReCa (para a hotelaria e restauração), tendo sido produzidas mais de 2,5 milhões de latas Sagres de 33cl, que a empresa conta ter à venda até dezembro deste ano. A Central de Cervejas pretende dinamizar os pontos de venda e promover as regiões de Portugal retratadas, com apresentações da gastronomia das regiões, mas não só, segundo explicaram ainda os responsáveis da marca.

10 latas para coleccionar, 10 regiões para conhecer e visitar.

Por Marta Plácido e Elsa Furtado 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.