Centro De Interpretação Do Românico Já Abriu Na Lousada

Já abriu ao público o Centro de Interpretação do Românico (CIR), promovido pela Rota do Românico, na vila de Lousada.

Em 2018 (Ano Europeu do Património Cultural) a Rota assinala duas efemérides: o 20º aniversário da sua génese e os primeiros passos institucionais; e o 10º aniversário da sua apresentação pública no Mosteiro de São Pedro de Ferreira, em Paços de Ferreira, a 18 de abril de 2008, para comemorar estas datas, a Rota do Românico inaugurou no passado dia 27 de setembro, o Centro de Interpretação do Românico (CIR), localizado na Praça das Pocinhas, no centro de Lousada.

O projeto expositivo apresenta uma arquitetura contemporânea, e múltiplas experiências interativas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos, inclui um espaço de recepção, bar e biblioteca, e seis salas temáticas que ocupam 650 metros quadrados: Território e Formação de Portugal; Sociedade Medieval; O Românico; Os Construtores; Simbolismo e Cor; Os Monumentos ao longo dos Tempos.

O CIR apresenta-se como o local ideal para iniciar uma viagem de descoberta da Rota do Românico e do seu território de influência, bem como da arte e simbolismo que marcaram Portugal e a Europa durante vários séculos da Idade Média.

 

Dinamizada pela VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, a Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

O Centro de Interpretação do Românico fica na Praça das Pocinhas, 107, Lousada e pode ser visitado de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam 3 euros por pessoa, a partir dos 12 anos.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.