Centro De Interpretação Do Românico Acolhe Mostra Ver Do Bago No Sangue

A Rota do Românico promoveu, desde maio de 2021, um ciclo de três exposições Ver do Bago, que agora culmina com Ver do Bago no Sangue, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, com inauguração no dia 25 de fevereiro, às 15h30.

Depois de Ver do Bago nos Mosteiros, em Ancede, Baião e Ver do Bago nos Santos, na Igreja dos Capuchos, em Penafiel, a experiência «imersiva que interliga vinha, vinho, território, divino e pessoas, chega a Lousada.

Nesta apresentação final — além de podermos revisitar as duas exposições anteriores numa experiência imersiva proporcionada por óculos 3D, do vídeo mapping que vivifica figuras do além e do livro digital que nos permite ser leitores e autores de iconografias de sempre — desaguaremos na metáfora do vinho como sangue que nos conduz à representação artística de escultura, de pintura e de ourivesaria, presente no mobiliário, nas alfaias e objetos litúrgicos, desde os sacrários sempre resguardados nos retábulos das nossas igrejas às cruzes que alteiam as nossas procissões, passando pelos cálices que comungam a nossa humanidade.

A mostra estará patente de 15 de fevereiro a 26 de junho de 2022. Pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. O preço do bilhete é de 3 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.