Centro de Artes Nadir Afonso em Boticas apresenta Sequenzas

estudo_sequenzas_nadir_afonsoSequenzas é o nome da exposição atualmente patente ao público no Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas, distrito de VilaReal. A mostra reúne mais de 300 estudos produzidos entre os anos 40 e 60, pelo pintor Nadir Afonso.

Nadir Afonso estudou pintura em Paris e foi um dos pioneiros da arte cinética, tendo colaborado com arquitectos como Le Corbusier e Oscar Niemeyer.

Os seus trabalhos agora expostos espelham o rigor , a experimentação contínua e a perseverança inerentes ao método de trabalho do pintor tanto na arquitectura como na pintura.

centro_de_artes_nadir_afonsoEstes 300 estudos de carácter abstracto geométrico, mostram a evolução face aos seus estudos iniciais, tenso alguns deles sido concebidos longe do atelier, recorrendo aos meios que tinha para desenhar como o verso das folhas de desenhos académicos, papéis de cálculos, cartolinas, papel vegetal e até mesmo recibos. Desenhados a grafite e aguarela, motivos com todas as formas geométricas, Nadir explorava todas as potencialidades da imagem.

A exposição está patente até 19 de outubro e a entrada é gratuita.

Texto de Mariana Machado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.