Centro Cultural do Cartaxo apresenta Nápoles Milionária

Nap_-MilionariaCom texto de Eduardo De Filippo, um dos maiores autores teatrais italianos do século XX ao lado de Pirandello, e encenação de Frederico Corado, a Área de Serviço – Projeto de Criação Teatral leva à cena a peça Nápoles Milionária, com estreia marcada para 14 de novembro às 21h30 no Centro Cultural do Cartaxo.

A Área de Serviço – Projeto de Criação Teatral espera repetir o sucesso alcançado com as anteriores produções, Um Marido IdealO Crime de Aldeia Velha e As Alegres Comadres de Windsor, que não só tiveram direito a datas extra como integraram no elencos elementos da população do Cartaxo e arredores, escolhidos em audições, num espírito de teatro comunitário. Uma comunidade teatral tem como missão contribuir para o capital social de uma comunidade, na medida em que desenvolve as capacidades, o espírito comunitário e a sensibilidade artística de quem participa, seja como interveniente ou público.

Nápoles Milionária, de Eduardo De Filippo, é uma farsa e sátira social que conta a história de uma família nos anos quarenta destroçada pela guerra e pelas necessidades do mercado negro. Quando os empregos são escassos e os alimentos em falta, o que é que vem primeiro a moral ou o estômago?A vida é difícil em Nápoles durante a Segunda Guerra Mundial, mas Amalia faz o seu melhor para manter a família à tona ao negociar no mercado negro.

Amalia prospera enquanto Gennaro, seu marido cumpridor da lei é dado como morto. No entanto ele regressa inesperadamente para encontrar a sua esposa infiel, o filho um ladrão de carros, a sua filha grávida e a sua outra filha gravemente doente. Chocado com os efeitos da corrupção sobre sua família, Gennaro prepara-se para voltar a tomar o seu papel como chefe de família.

A peça pode ser vista de 14 a 17 de novembro, com sessões às 21h30 no Centro Cultural do Cartaxo, e os bilhetes custam 3,50 euros.

Texto de Susana Sena Lopes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.