Vamos Celebrar O Halloween … Por Cá – Em Atualização

Entramos em contagem decrescente para a noite mais assustadora do ano, o Halloween, e apesar de não ser uma tradição tipicamente portuguesa, por cá já se celebra a data com atividades e festas de horripilantes, o C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões.

A norte, a primeira sugestão vai para o Museu de Santa Maria de Lamas, que celebra a noite no dia 29 de outubro. Bruxas, Magos, Morcegos, Fantasmas, Múmias, Zombies e outras personagens, são alguns dos convidados esperados nesta noite.

O programa inclui pinturas faciais; o jogo “Abóbora escaldante”; oficinas de expressão plástica:  “Íman’s terríficos”, “Bruxinha que pairas pelo Museu, nunca poderias voar sem a tua vassoura de encantar”, “1, 2, 3…uma abóbora de cada vez!”,  e “Caleidoscópio do Mago”; e ainda Danças e “Contos de Estremecer” pela Bruxa Henriqueta.

As inscrições devem ser feitas para o Serviço Educativo do Museu de Lamas e custam 2 abóboras.

Também no dia 29 de outubro, sábado, entre as 21h00 e as 23h00, o Museu Municipal de Arqueologia da Amadora promove a atividade Mundus Patet (O Dia das Bruxas dos Romanos), uma atividade sobre os antepassados romanos, dedicada às famílias e crianças entre os 4 e os 14 anos de idade.

A iniciativa tem origem numa curiosidade sobre a religião romana, segundo a qual, “o culto dos antepassados era algo que devia ser feito de modo regular para apaziguar os espíritos dos que já partiram; esse culto consistia na realização de rezas, banquetes e oferendas frequentes. Caso esses preceitos não fossem cumpridos, era provável que os antepassados voltassem nos 3 dias do ano em que as portas do mundo dos mortos se encontravam abertas (24 de agosto, 5 de outubro e 8 de novembro), o chamado: Mundus Patet”.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone ( Tf: 214 369 090) ou por email museu.arqueologia@cm-amadora.pt.

Dolce Vita Tejo preparou um programa especial que vai ter lugar no piso 0, com muitas atividades alusivas ao tema, de acesso gratuito, a funcionar entre os dias 29 e 31 de outubro.

Pinturas faciais monstruosas,  tirar fotografias na zona do photo shooting, num ambiente de Halloween, e um monstro para brincar com elas, são algumas das propostas a ter lugar nos dias 29 e 30, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00 e no dia 31, das 15h00 às 20h00, com acesso gratuito.

Também A LEGO® Fun Factory associa-se à programação com atividades e decorações especialmente concebidas para celebrar o Halloween. Entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro, vai ser possível construir uma abóbora gigante em LEGO e participar em actividades /jogos com a temática do Scooby Doo. A LEGO® Fun Factory vai funcionar na sexta-feira (dia 28) e na segunda-feira (dia 31), entre as 17h00 e as 20h00; e no sábado (dia 29), domingo (dia 30) e feriado (dia 1), das 11h30 às 20h00.

bruxas-odrinhasEm Sintra, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas festeja a Noite das Bruxas com uma visita noturna, inspirada nas antigas tradições relativas ao culto dos antepassados e às nocturnas deambulações, em certos dias, das almas-penadas, e na qual interliga o seu acervo de forma lúdica com as crenças da Antiguidade e da Idade Média.

As sessões decorrem às 21h00, às 22h00, e às 23h00, e o bilhete custa 3 euros, mediante reserva, para maiores de 14 anos.

sea-life-porto-halloween-weekAinda a norte, no Porto, o SEA LIFE Porto preparou uma semana dedicada ao “Dia das Bruxas”, entre 24 a 31 de outubro, na qual os visitantes podem partir numa viagem à descoberta dos mistérios que só o fundo do mar guarda.

Com uma decoração a preceito, com teias de aranha, abóboras, fantasmas, travessuras e muitos assombros aterradores esperam-se por entre os túneis e aquários alguns sustos e gargalhadas.

Ao longo da semana, as visitas guiadas irão narrar as histórias e mistérios das profundezas do mar. Durante o fim-de-semana, dias 29 e 30 de outubro, o Navio Fantasma irá estar assombrado e os visitantes serão surpreendidos com assustadoras aparições do Pirata Fantasma.

As crianças (até aos 12 anos) que se quiserem juntar à festa, e virem vestidas a rigor têm entrada gratuita.

halloween-ajuda

Em Lisboa, destaque para o Jardim Botânico da Ajuda, que mais uma vez convida a participar no dia 31 de outubro em mais uma grande festa com concurso de abóboras e uma caça às plantas das bruxas, um buffet temático, assistir à animação Uma Noite de Horrores pelo grupo de teatro infantil Animarte, um concurso de máscaras e uma queimada galega.

A festa tem início marcado para as 18h30, com o Concurso de Abóboras ou o Jogo de Pistas Em busca das plantas das bruxas (à escolha de cada um); seguido do Buffet Temático (pelo Restaurante Estufa Real) às 19h30, e pelas 21h00 tem lugar a peça O Jardim do Terror (Grupo de Teatro Infantil Animarte). Às 22h00 decorre o Concurso de Máscaras e finalmente, pelas 23h45 a Queimada Galega.

diapositivo1No Museu das Crianças (no Jardim Zoológico) também há festa. No dia 27 de novembro tem lugar a “Tarde de Encantar”, com o contador de histórias Carlos Martins da Fonseca, com a aventura Belle e Boo, uma caça ao Tesouro do coelho Boo, e um lanche “deliciosamente meigo!”. Esta atividade é aconselhada para crianças dos 2 aos 8 anos e custa 7,50 euros.

Já no dia 1 de novembro tem lugar uma festa, com: “Viagem ao Meu Futuro edição especial de Halloween”, Desfile de Máscaras para crianças, e um lanche “monstruosamente delicioso!”. Aconselhada para crianças dos 3 aos 11 anos e custa 7,50 euros. Ambas as atividades requerem inscrição previa junto aos serviços do museu.

Também o Jardim Zoológico de Lisboa preparou um programa muito divertido para os mais pequenos, assim, todos aqueles que se apresentarem na bilheteira do Zoo, vestidos a rigor e acompanhados de um adulto pagante, pagam apenas metade do bilhete (para crianças dos 3 aos 11 anos), entre 29 de outubro e 1 de novembro.

Todo o zoo vai estar decorado a rigor, e os tratadores vão também dar asas à sua criatividade.

image003-3Uma das festas mais aguardadas pelos mais pequenos é sem dúvida alguma a Festa do Canal Panda, que já vai na sua 10ª edição, e volta a ter lugar no Pátio da Galé, em Lisboa, com teatro, música, jogos e pinturas faciais, A festa tem início marcado para as 16h30, de sábado dia 29 e vai contar com a presença do Panda e dos seus amigos Crocas, Juba, Pintas, Riscas, Panças, Cascas, Quinkas e Micas.

O acesso à festa é feito mediante convite, que se pode ganhar ao participar no passatempo que está a decorrer no site, mediante resposta à questão: “Qual foi o susto mais engraçado que já pregaste aos teus amigos no Halloween?”.

Agora é só escolher e um “terrífico” Halloween!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.