Celebrações do Dia Mundial do Turismo 2013 de Norte a Sul do País

dia_turismo2Assinala-se hoje, dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo. Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social. Em 2013, foi escolhido o tema “Turismo e Água: Proteger o Nosso Futuro Comum” para celebrar a data.

O Dia Mundial do Turismo começou a ser festejado no ano de 1980, após decisão da Organização Mundial de Turismo. Por cá, são já muitas a entidades que assinalam a data com programação especial:

Atividades com água a Norte:

O Porto pegou justamente no tema do Dia Mundial do Turismo de 2013 para desenvolver o seu programa. Assim, das 14h30 às 24h00, no Pavilhão da Água, no Parque da Cidade do Porto, turistas e público em geral poderão descobrir os encantos da água e da sua diversidade.

Vai ser possível assistir à formação de um furação e de um ciclone, observar as caraterísticas de sapos, rãs e salamandras, beber uma “caipirágua”, aprender a construir um conto sobre rios, fazer foguetes de água, descobrir a magia dos insetos do Parque da Cidade à noite entre muitas outras atividades, orientadas por investigadores especialistas na área.

Em Esposende, o município assinala a data através de passeios de barco, aulas de iniciação ao surf e kitesurf e passeios em kayak.
Está também prevista a apresentação do filme de promoção turística “Esposende, um privilégio da natureza” e o renovado portal de Turismo.

Degustação de produtos regionais, artesanato e fado nos Postos de Turismo do Centro:

A Turismo Centro de Portugal promove um conjunto de iniciativas direcionadas para os turistas e setor profissional regional. Assim, durante todo o dia 27 de setembro, em alguns postos de turismo do Centro, os turistas são convidados a participar em momentos de degustação de produtos regionais como o queijo Serra da Estrela, azeites da Beira Interior, maçãs Bravo de Esmolfe e da Beira Alta, conservas da Murtosa, doçaria tradicional e conventual, vinhos, espumantes e licores regionais entre outros produtos. Em Coimbra o fado estará em destaque, com um espetáculo ao vivo. As artes e os ofícios tradicionais também são apresentados com diversas tipologias de artesanato e trabalho ao vivo dos artesãos, como é o caso do barro em Óbidos ou a pintura de azulejo em Águeda.

Em Lisboa:

Descobrir o potencial turístico em Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa tem programa que se estende ao longo do dia e procura abordar as potencialidades e oportunidades que este espaço oferece.

A abertura do extenso programa é marcada por um “Amanhecer com Método De Rose” às 9h30, ao qual se segue a possibilidade de realizar diversas atividades, como percursos pedestres (Percurso pedestre P7 publicado no Guia de Monsanto ou a Rota da Biodiversidade), passeios equestres oferecidos pelo Prof. De Equitação João Paiva, visitas culturais aos Jardins do Palácio Marquês da Fronteira ou a Travessia do Aqueduto de Águas Livres, visitas guiadas às exposições em curso e inauguração, às 18h00, da exposição de fotografia de Francisco Calado Olhares na Natureza, palestras subordinadas ao tema “Valor Turístico para os Espaços Verdes da Cidade de Lisboa”, demonstrações de vídeo elaborado a partir de imagens recolhidas por participantes em workshops de Vídeo GC, zumba ao ar livre, apontamentos musicais e cinema, entre outros.

A Green Captures, empresa de animação turística que se dedica à promoção de expedições fotográficas, promove um passeio fotográfico em Monsanto. Os participantes convidados terão a possibilidade de entrar no espaço biodiversidade e aprender a fotografar da melhor forma com as suas próprias máquinas fotográficas. Esta atividade tem ponto de encontro no Espaço Monsanto e decorre entre das 18h30 às 20h00. O encerramento do programa está previsto para as 22h00, com música.

Visita no Museu do Oriente para profissionais de Turismo

O Museu do Oriente dá especial atenção aos profissionais do Turismo no dia 27 de setembro. Tem prevista uma visita orientada gratuita à exposição Sombras da Ásia, das 19h00 às 20h00, para guias-intérpretes e profissionais de informação turística.

A Sul:

Brinde com moscatel e visitas ao Castelo de Palmela

As pessoas que visitarem o Posto de Turismo do Castelo e a Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, terão oportunidade de brindar com Moscatel de Setúbal. A Câmara Municipal promove, também, visitas guiadas ao Castelo de Palmela, assim como à vinha da Quinta do Piloto (Sivipa), com observação de vindima e prova de dois vinhos. Está, ainda, a decorrer o passatempo fotográfico “Dia Mundial do Turismo 2013”, que tem como prémio dois lugares para o cruzeiro enoturístico de 28 de setembro, no Rio Sado.

Passeio no Rio Arade, música e visitas em Silves

Com o objetivo de sensibilizar turistas e residentes para as questões associadas ao Turismo e à Água a Câmara Municipal de Silves preparou um programa que se extende até ao dia 3 de outubro.

Um passeio de barco no rio Arade, concerto de saxofone e prova de vinhos, a palestra  “Saberes e Fazeres Rurais: uma experiência de turismo rural comunitário no sul do Brasil” por Yolanda Flores e Silva, e a apresentação do projeto Walking Poetry preenchem o dia 27 de setembro em Silves. Dia 1 de outubro há possibilidade de visita à ETA de Alcantarilha e dia 2 de outubro visita à Barragem de Odelouca.

Por Tânia Fernandes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.