Celebrações Do 25 De Abril Com Muita Música

Celebra-se amanhã mais um aniversário da Revolução dos Cravos, que invadiu as ruas da Capital a 25 de Abril de 1974, como já vem sendo habitual vão decorrer várias celebrações e eventos um pouco por toda a parte, algumas delas arrancam já esta noite.

Assim, começamos por destacar as celebrações em Almada, que começam pelas 22h00, na Praça da Liberdade, com um concerto de Gisela João, seguida dos Xutos & Pontapés, que prometem dar um grande concerto, bem ao jeito dos Xutos, e ainda um espetáculo de Fogo de Artifício.

Também hoje é inaugurada a Mostra Comemorativa do 25 de Abril de 1974, com trabalhos realizados pelos alunos dos agrupamentos de escolas do Concelho, na Oficina de Cultura, em Almada, que vai ficar patente ao público até 6 de maio e tem entrada livre.

Amanhã, a partir das 9 horas, é realizada pela Assembleia Municipal de Almada uma sessão solene evocativa do 44.º aniversário da conquista da Liberdade, no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada. Há também o tradicional desfile das coletividades, no centro de Almada, organizado pelas uniões de freguesia do Concelho; à noite, a partir das 21h30, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça é palco do espetáculo Canções Possíveis, Poemas Heróicos – As Notas e Palavras de Dois “Lunáticos”. Um concerto com entrada livre.

Na Vila de Grândola, a festa vai-se fazer hoje à noite ao som dos Quinta do Bill, num concerto que vai ter lugar no espaço envolvente ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso, e inicia-se com a animação de rua com original Bandalheira; 15 minutos depois será dado o tiro de partida para a tradicional Corrida da Liberdade e às 22h00 começa a arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense. Os Quinta do Bill sobem ao palco a partir das 22h40, seguido de um  espetáculo de Fogo de Artifício, e depois a música continua ao som da DJoana.

Amanhã, pelas 11h00 tem lugar a cerimónia do Hastear da Bandeira e a Sessão Comemorativa da Revolução de Abril. À tarde a festa volta ao principal jardim da Vila com a atuação dos grupos de música tradicional do Concelho.

Vai ainda decorrer a iniciativa “Abril Flores Mil” nos restaurantes de Grândola, tendo como principal elemento as Flores Comestíveis, que decorre de 20 de abril a 1 de maio.

Em Sintra, a autarquia assinala a data com música, desfile das corporações de bombeiros do concelho, fanfarra e bandas filarmónicas, almoço convívio e inauguração de novas obras. As comemorações começam logo na noite de 24 de abril, às 21h00, com um concerto pela Real Companhia, junto à estação da CP de Rio de Mouro.

As iniciativas têm todas entrada livre.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.