Celebrações De Natal Em Aveiro Arrancam Hoje

Desfile de Pais Natal em barcos moliceiros, uma roda-gigante, Festival de Gastronomia, presépios, mercado de natal, feira de velharias, Christmas beer fest, concertos, animação de rua, bailado, espetáculo de pirotecnia e S. Gonçalinho são algumas das propostas de Boas Festas em Aveiro.

A partir do dia 1 de dezembro, o visitante poderá embarcar num barco moliceiro, para umas festas muito especiais, em Aveiro. Ás 17h00, está programado o maior desfile de Pais Natal em Paddle e Barcos Moliceiros, com atuação das Bandas Filarmónicas e Escolas de Músicas Aveirense, pelos canais da “Veneza portuguesa”. No mesmo dia, serão inauguradas as iluminações natalícias e a iniciativa “Sai p´ra Rua” abre portas.

O evento “Sai p’ra Rua”, no Cais da Fonte Nova, decorre entre 1 de dezembro e 14 de janeiro, de segunda a quinta-feira e domingo, das 14h00 às 20h00 e às sextas e sábados, das 14h00 às 22h00. Com um palco, por onde passarão diversos concertos natalícios, a iniciativa conta ainda com uma roda-gigante, uma pista de gelo, carrosséis, comboio e casa do Pai Natal, garantindo entretenimento e diversão para todos os gostos e todas as idades.

A programação do Boas Festas Aveiro inclui, para além do “Sai P’ra Rua”, o “Xmas Club Aveiro”, um mercado nórdico de natal com correto tradicional, no largo do Mercado Manuel Firmino; “Natal e Artes de Rua”, com animação de rua, concertos deambulantes e Mercado de Natal, com bazar de natal (de 13 a 16 de dezembro), Feira de Velharias (23 de dezembro), Artesanato na Praça (de 15 a 23 de dezembro) e Christmas Beer Fest (de 14 a 16 de dezembro).

Haverá ainda a corrida de São Silvestre, um concurso de comércio tradicional e exposição de presépios nas praças, museus e igrejas.

O Museu Santa Joana acolhe a exposição A Arte dos Presépios Portugueses na coleção do museu, numa abordagem da cultura e tradução portuguesa, bem como oficinas de natal para os mais jovens.

As escadarias da igreja da Misericórdia e da igreja da N.S. da Apresentação serão palco de concertos natalícios, no dia 3 de dezembro e 10 de dezembro, respetivamente, pelas 21h30, com as atuações do Coral Polifónico de Aveiro e o Coral de Vera Cruz.

No dia 8 de dezembro, às 16h00, Voz Nua, o Coro da Câmara e no dia 9 de dezembro, às 16h00, o Coro e Ensemble Gulbenkian atuam na Igreja da Misericórdia.

O Palco Cais da Fonte Nova e o Coreto Xmas Club acolherão, ao longo do mês de dezembro, grupos de clarinetes, quarteto de flautas, quarteto de jazz, orquestras e bandas.
O Teatro Aveirense recebe, no dia 14 de dezembro, pelas 21h30, o Concerto de Natal pela Orquestra Clássica e Coros da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian; Pep Bou, e o espetáculo mágico das bolas de sabão está marcado para o dia 16 de dezembro, pelas 21h30; no dia 22 de dezembro, às 21h30, sobe ao palco o bailado em dois atos O Quebra-Nozes, pela Russian Classical Ballet e nos dias 1 de janeiro e 2 de janeiro, às 18h00 e 21h30, respetivamente, o Concerto de Ano novo, com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Para a Passagem do Ano está reservado um espetáculo de iluminação, robótica e pirotécnica no Centro, entre o Canal Central e o Rossio, com 4 DJs nacionais, um countdown único e a iluminação das fachadas.

Encerra o programa Boas Festas Aveiro, as Festas de São Gonçalinho, de 9 a 14 de janeiro de 2019.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.