Celebra-se Hoje O Dia Mundial Do Livro

Celebra-se Hoje o Dia Mundial do Livro, com várias atividades a acontecer um pouco por toda a parte.

A APEL e as Bibliotecas de Lisboa, no âmbito da iniciativa Ler em Todo Lado, celebram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com inúmeras atividades para diferentes faixas etárias, destaque para a iniciativa “Ler em Todo o Lado”, que vai ter lugar em livrarias e bibliotecas durante o mês de abril, e tem por objetivo promover a literatura e os hábitos de leitura dos portugueses.

É também lançado hoje pela APEL o concurso «Livraria Preferida», que vai decorrer até 25 de maio. Esta é a sexta edição da iniciativa que desafia os portugueses a escolher a livraria que mais gostam. Depois do sucesso da primeira edição, em 2013, onde se começou por premiar a livraria preferida dos lisboetas, imediatamente se passou no ano seguinte a desafiar todos os portugueses, tornando-se numa iniciativa de âmbito nacional.

A Livraria Preferida incentiva os portugueses a votar igualmente noutras categorias definidas para este concurso, tais como: Melhor Ambiente, Melhor Atendimento, Melhor Catálogo e Prémio Conveniência de Serviços. Os prémios atribuídos pela «Livraria Preferida» serão entregues durante a 88.ª Feira do Livro de Lisboa, que decorre entre os dias 25 de maio e 13 de junho.

Toda a informação sobre a iniciativa pode ser vista aqui.

Ainda em Lisboa, em Campo de Ourique, a Biblioteca/Espaço Cultural Cinema Europa comemora um ano de vida e preparou um programa dedicado às famílias, e com o qual homenageia Natália Correia, com sessões de leitura para famílias com crianças entre os 3 e 6 anos; às 17h00 é transmitido o documentário da RTP Açores: A Senhora da Rosa, sobre a vida e obra de Natália Correia, da autoria de Teresa Tomé; e às 18h00, tem lugar um colóquio sobre Natália Correia, com participação de Helena Roseta e Fernando Dacosta e moderação da jornalista Maria Flor Pedroso. Às 21h00 tem lugar um concerto do Coro Juvenil da Universidade de Lisboa com a Maestrina Erica Mandillo e o Pianista João Lucena e Vale. A entrada é gratuita em todas as iniciativas.

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor foi instituído pela UNESCO em novembro de 1995, procurando fomentar o gosto pela leitura e, simultaneamente, respeitar a obra daqueles que, pela escrita, têm contribuído para o progresso social e cultural da Humanidade. E foi escolhida a data de 23 de abril por ser a data em que faleceram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.