Celebra-se Hoje O Dia Internacional Dos Monumentos E Sítios

Celebra-se hoje o Dia Internacional Dos Monumentos e Sítios e em Portugal, durante o dia de vão decorrer mais de 600 atividades um pouco por todo o país, sob o mote “Património: De Geração para Geração”.

Aderiram à iniciativa no nosso país cerca de 540 entidades em 160 concelhos, de norte a sul do país e ilhas. Da programação fazem parte visitas guiadas, exposições, concertos, conferências, roteiros culturais e muitos outras atividades na sua maioria gratuitas.

Em todos os Museus, Monumentos e Palácios afetos à DGPC a entrada é gratuita (excepto no Palácio Nacional da Ajuda, que à quarta-feira cumpre o seu fecho semanal, e tem entrada gratuita no dia seguinte, quinta-feira, 19 de abril).

Entre a vasta programação destacamos a norte, em Vila Nova de Foz Côa um debate subordinado ao tema “Dinâmicas Intergeracionais do Património Cultural”. O encontro tem entrada livre e é seguido por uma visita guiada ao Museu do Côa e às gravuras rupestres.

Print

Na Zona Centro destaque para as atividades no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), no Museu José Malhoa, Museu da Cerâmica (Caldas da Rainha), e no Museu Joaquim Manso(Nazaré), com entrada gratuita, e que incluem visitas guiadas, exposições e oficinas pedagógicas.

No Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, é possível visitar a exposição de fotografia Navegar em Ruínas; a exposição de pintura, escultura e desenho O Mundo de Sophia, de Sofia Cravo; realizar a visita “Conservar e Restaurar o Património”; a visita “700 anos de história”; realizar a Oficina de Restauro Peça a peça e participar na Aula aberta do Curso de Especialização Tecnológica em Turismo Cultural e do Património, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Nas Caldas da Rainha é possível visitar a exposição Imaginação do pintor José Jorge, no Museu José Malhoa e realizar oficinas e diversas atividades no Museu da Cerâmica das Caldas.

Na Nazaré o destaque vai para o Museu Dr. Joaquim Manso onde vão ter lugar visitas guiadas e várias atividades, como a peça de teatro Peixe e Pão, de Fernando Ybarra, no dia 22 de abril, às 16h00, no Centro Cultural da Nazaré (antiga lota). Para a noite está agendada uma noite dedicado às artes e tradições, com a colaboração do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré e visitas à mostra etnográfica Usos e Costumes.

Em Ílhavo destaca-se a abertura ao público da Capela Nossa Senhora da Penha situada no complexo da fábrica da Vista Alegre, onde haverá várias visitas livres. No sábado, dia 21 de abril, pelas 17h00, irá realizar-se a primeira sessão de um ciclo de conversas intitulado “Modos de Ver”, que têm como objetivo promover olhares cruzados sobre as coleções e a herança histórica e cultural da Vista Alegre. A sessão será também dedicada à Capela da Nossa Senhora da Penha de França, numa abordagem que se irá focar no património religioso e conta com Hugo Calão e Sílvia Ferreira como convidados.

Em Lisboa, as propostas são muitas, destaque para as visitas à exposição Escher no Museu de Arte Popular em Belém, por 4 euros.

Em Sintra, o MU.SA – Museu das Artes de Sintra, Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, Museu de História Natural, Museu Ferreira de Castro, Museu Anjos Teixeira e o Museu Leal da Câmara são os museus que oferecem atividades variadas, como visitas guiadas, realização de itinerários culturais, oficinas educativas e ateliers científicos.

O programa completo das celebrações do Dia Internacional Dos Monumentos e Sítios pode ser vista aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.