Cebola Crua Com Sal E Broa De Miguel Sousa Tavares É Dos Livros Mais Vendidos

O livro de memórias Cebola Crua Com Sal e Broa, de Miguel Sousa Tavares, lançado pela Clube de Autor em maio deste ano, encontra-se há várias semanas no topo das vendas nacionais.

O autor recorda neste livro, os tempos da sua infância e os momentos históricos que viveu, num registo único. Dos anos que viveu a norte, numa Quinta no Marão, aos verões passados a sul, na Praia Dona Ana, o escritor atravessa literalmente o país enquanto evoca memórias familiares, políticas e sociais.

Eterno contador de histórias, o autor dá vida aos seus primeiros anos: da infância à juventude, dos jornais à política. O testemunho de uma vida única com a História contemporânea de Portugal como fundo.
Uma quinta no Marão e a escola igual para todos. Os Verões nas praias da Granja e de Lagos. “Melville” e a pesca da lula «ao candeio». Uma casa diferente e alternativa. Marcelo e as lutas estudantis. O pai e o 25 de Abril. A PIDE e as loucuras do PREC. O trabalho no Estado. A liberdade nos jornais e o fascinante mundo da televisão. Soares, Guterres e Sócrates. As paixões pelo jornalismo e pela literatura. As promessas de vida cumpridas e as juras por cumprir…

Pode um homem viver impunemente começando a sua infância numa aldeia do Marão, comendo cebola crua com sal todas as merendas? Daí saltar para o mundo cinzento e as manhãs submersas da vida salazarenta da Lisboa dos anos sessenta? Acordar na manhã luminosa do 25 de Abril e descobrir que, afinal, éramos todos anti-fascistas e revolucionários e, logo depois, ir ao encontro do mundo e descobrir-se a si mesmo como uma testemunha privilegiada de tempos incríveis que, não os narrando, teria sepultado para sempre na cinza dos dias inúteis? Declaro que vi. E, por isso, conto. Antes que a água tudo lave e apague.

O livro, de 368 páginas, tem um preço de 20 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.