CCB apresenta Cruzada das Crianças

cruzadadascriançasA Sala de Ensaio do CCB apresenta em estreia o espetáculo de teatro Cruzadas das Crianças, inserido no Programa para Festejar os 40 anos da Democracia, da autoria de Afonso Cruz e com encenação de Rute Rocha, com sessões para as escolas nos dias 13 e 14 de março às 11h00, e nos dias 15 (15h30) e 16 de março (11h30).

Destinado a crianças maiores de 6 anos e respetivas famílias, a peça baseia-se num dos mais estranhos e fantasiosos episódios medievais que sucedeu em 1212, e ficou conhecido como Cruzada das Crianças que no imaginário popular conta que inúmeras crianças se juntaram para tomar a Terra Santa. Neste século, temos uma cruzada moderna, de crianças que decidem sair para as ruas a reclamar certas coisas essenciais, que passámos a achar que são utopias. Entre burocracias e sonhos, somos levados, através das palavras de Afonso Cruz, a viajar pelo olhar exigente das crianças.

Esta cruzada foi feita a partir de uma vontade imensa de continuar a dar voz aos sonhos, a dar lugar ao imaginário e  RECLAMAR! É urgente Reclamar, Reclamar precisamente aquelas coisas que os adultos já perderam a capacidade de exigir, mas que as crianças são perfeitamente capazes de expressar.  Reclamar coisas tão simples como acabar com a fome, fazer com que o Pai Natal consiga chegar a África, quarenta horas semanais de brincadeira. Viemos Reclamar o que os adultos hoje já não conseguem ver.

                                       Rute Rocha – encenadora

O espetáculo é uma co-produção entre o CCB Fábrica das Artes – Projeto Educativo e a Gato que Ladra.

Os bilhetes já estão à venda e custam 5,35 euros.

Texto de Susana Sena Lopes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.