Castelo dos Mouros recebe Semana de Marrocos

marrocos_casteloSintra acolhe entre 6 e 15 de setembro o evento Marrocos no Castelo dos Mouros. Parceria entre a Parques de Sintra e a embaixada de Marrocos em Portugal, a iniciativa decorre num dos locais mais simbólicos da presença muçulmana no nosso país, incluindo música, gastronomia, artesanato e muitas outras artes com o objetivo de promover a cultura de Marrocos.

Quem passar pelo Castelo dos Mouros será recebido num cenário tipicamente marroquino onde não faltarão artesãos que vêm de Marrocos de propósito para o evento.

E os adeptos da boa mesa também não se sentirão defraudados. Todos os dias será possível desfrutar de um buffet que inclui algumas iguarias tradicionais tais como os tajines, a pastilla e o cigare, sem esquecer a melhor doçaria do país do norte de África. Quem quiser aprender os segredos desta cozinha terá ao dispor show cookings com o chefe Al Houssine Anssis, cozinheiro oficial da embaixada de Marrocos em Portugal, nos dias 13 e 14, pelas 17h30; e com M. Hassan Agouzoul, chefe do Hotel Palmeraie, em Marrocos, no dia 6, à mesma hora.

Quanto a música, o cartaz é encabeçado pelos Gnawa Al Baraka, grupo musical que interpretará composições tradicionais de, entre outros territórios, do Magreb e do Egito. Os espetáculos acontecem todas as tardes e também durante o serão dos dias 6, 11, 13 e 14, datas em que o Castelo dos Mouros manterá as portas abertas à noite.

mouros_10E para que a experiência fique completa nada como participar na cerimónia do chá, aventurar-se numa tatuagem de hena ou aprender um pouco sobre caligrafia árabe no atelier.

O programa fica completo com uma visita à exposição Fantasia do fotógrafo Mustapha Meskine, vencedor do Grande Prémio da Sociedade National Geographic em 2008. A mostra estará patente na antiga Cisterna e versa o espetáculo equestre que simula ataques militares.

Entrar no espírito de Marrocos entre 6 e 15 de setembro está ao alcance de um bilhete para o Castelo dos Mouros. Este custa 7 euros para adulto, 6 para jovem, havendo ainda descontos para famílias e grupos. Quem quiser deliciar-se com o buffet terá de desembolsar 15 euros adicionais.

Texto de Alexandra Gil
Foto de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.