Castelo de São Jorge Recebe Com Lisboa aos Pés

lxaospes_1Vinte e três jovens bailarinos finalistas da licenciatura da Escola Superior de Dança convidam a uma viagem bem diferente pelo Castelo de São Jorge. A proposta recebeu o nome de Com Lisboa aos Pés e apresenta-se como um projeto site specific, ou seja, uma criação artística desenvolvida para um determinado local, que tira partido e interage com as caraterísticas do mesmo.

Orientada pelo professor Francisco Pedro, a coreografia percorre diversas zonas do Castelo, partindo do castelejo, passando pela praça das armas e terminando junto aos leões. Pelo caminho são lidos excertos dos textos criados para a celebração dos cem anos do Castelo como monumento nacional, não sendo esquecida a interação com os elementos arquitetónicos e acidentes do espaço.

Este tipo de performance não é novidade para os bailarinos da escola lisboeta. O Chiado, o Museu do Azulejo e alguns espaços de Leiria foram já utilizados em anos anteriores. A cidade, aliás, irá também ser palco de apresentações no respetivo castelo, entre 1 e 3 de maio.

Já pela capital, Com Lisboa aos Pés pode ser vista, acompanhada e sentida a 15 de maio (ainda em site in progess) e depois nos dias 16, 23 e 30 de maio, e 6 e 13 de junho, sempre às 17h00. Na Noite dos Museus (16 de maio) acontecem ainda duas apresentações extra, em cortejo, às 20h30 e 23h30. O custo é o do bilhete do Castelo.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

Por Alexandra Gil (Texto e Fotos)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.