Casa da América Latina Promove 5ª Festa de Poesia Latino-Americana

dia_mundial_poesia2014No Dia Mundial da Poesia, celebrado dia 19 de março, a Casa da América Latina (CAL) apresenta a 5ª Festa de Poesia Latino-Americana, no CCB, com abordagem de temas como a edição, a tradução, os autores e impulsionadores da poesia latino-americana.

A tarde inicia-se com “A Poesia de Horácio Benavides”, um dos maiores nomes da poesia colombiana; uma poesia simples e versos curtos. A apresentação do poeta está a cargo de Germán Santamaría Barragán, embaixador da Colômbia em Portugal.

Segue-se “ O Que Escolher: o Papel do Organizador” co.m a história de Portugal e Colômbia em poemas contados por Manuela Júdice e Lauren Mendinueta, com “Um País que Sonha (cem anos de poesia colombiana)” e “Escribiré En el Piano – 101 poemas Portugueses” e leitura de poemas por Filipa Leal

Numa época em que a informação circula a uma velocidade estonteante, cabe aos editores a tarefa corajosa de encontrar e escolher o que editar e sobre este assunto versa a conferência “Editar a poesia da América Latina: um desafio” que tem por objetivo lançar o debate sobre os principais desafios de editar novos poetas da América Latina.

A programação da Cal inclui ainda uma homenagem a Ida Vitale – vencedora do Prémio Reina Sofia 2015. Sandra Ramirez, Debora Merali, Isabel Araújo Branco e Lauren Mendinueta darão voz aos poemas da poetisa uruguaia.

Texto de Rosa Margarida

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.